Coronavírus: prefeitos planejam medidas para os próximos dias na região

Por Antonio Rozeng

Reunião na manhã deste sábado, 21, na sede da AMREC em Criciúma, reuniu prefeitos, secretários de saúde e representantes do Governo do Estado, como a coordenadora regional de Saúde, Polícia Civil e Defesa Civil. No encontro os próximos passos para frear o coronavírus (Covid-19) e as consequências que o problema vem causando na rotina da população.

Foi decidido não formar barreiras entres os municípios da AMREC, com exceção do Balneário Rincão, onde muitas pessoas estavam indo à praia. O prefeito Jairo Custódio, se demostrou preocupado com os moradores do Balneário.

Entre as medidas tomadas, a prefeitura de Criciúma vai alugar um hotel para que os profissionais da saúde que estejam trabalhando nos hospitais e na triagem, possam evitar que eles levem contaminação para casa.

Uma dificuldade que dever ser enfrentada é a falta de médicos e profissionais da área da saúde, já que a demanda já foi redobrada e ainda não chegou ao pico da situação que tende a se agravar.

Os prefeitos ainda decidiram encaminhar um ofício à Federação Catarinense de Municípios (Fecam), sugerindo que o Governo Federal determine toque de recolher em todo território nacional, devido ao agravamento do quadro. A compra de equipamentos e insumos de segurança aos profissionais de saúde, como máscaras e luvas, assim também como medicamentos será feita via Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMREC (Cisamrec).

Outra medida que deve ser adotada é a prorrogação dos prazos dos impostos municipais, que devem ser prorrogados, tanto para lançamentos, quanto para as cobranças. Os prefeitos também manifestaram preocupações quanto as empresas, principalmente as que produzem alimentos e não podem parar, já que os prazos de quarentena devem ser prorrogados.

Ficou acordado que as próximas reuniões serão feitas através de sistema virtual e ou pelo aplicativo de conversa Whatsapp. A ideia dos prefeitos é de tomarem decisões em conjunto para o enfrentamento do Coronavírus.

Coronavírus: prefeitos planejam medidas para os próximos dias na região

2 Comentários

  1. Mais quanto aos funcionários dessas empresas de alimentos ou aos entregadores ou motorista vão ser obrigado a se expor sabendo q eles podem contaminar as famílias

  2. Boa tarde ! Concordo sim em fechar as fronteiras , toque de recolher . Tem que se prevenir e não deixar acontecer o pior para depois tomar decisões. Já era pra terem feito .