Ícone do site Portal Veneza

Coronavírus e saúde emocional: orientações práticas

Nas últimas semanas o cenário brasileiro mudou drasticamente. Antes, víamos a situação dos países distantes com medo, mas sem acreditar muito que chegaria até nós: mas chegou, e agora? Tenha calma.

Eu sei que assusta ver as filas no supermercado, os carrinhos cheios, o pessoal se isolando em suas residências, o governo decretando o fechamento dos estabelecimentos e essa modificação toda, mas calma! Isso tudo serve para prevenirmos que o COVID-19 seja propagado, ou se for, que atinja o menor número de pessoas possível.

E agora, o que fazer?

Àqueles que possuem a oportunidade de isolamento: isolem-se. Trabalhem Home Office, evitem ir ao mercado desnecessariamente, cuidem-se. Quando cuidamos de nós, estamos cuidando de muitas outras pessoas. Àqueles que precisam continuar trabalhando, que estão na frente da batalha: profissionais da saúde, profissionais do ramo alimentício, dentre outros tantos: tomem as medidas de orientação fornecidas pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde. Sabemos que a situação é difícil, mas caso cada um cooperar fazendo a sua parte, todos seremos favorecidos.

Estou em quarentena, o que fazer?

Sabe aquele ditado em que diz: se a vida te dá um limão, faça uma limonada? Minha sugestão é essa! Seguem algumas sugestões:

Claro que, teriam muito mais orientações, mas lembra-se que o isolamento é um momento de retirar-se, ressalto que não são férias escolares e nem do trabalho, mas sim, um momento de resguardo para priorizar a sua saúde e a saúde do outro. Nada de ficar fazendo churrasco com os amigos, ir fazer piquenique no parque: retire-se! É para a sua segurança.

É uma situação temporária, e podemos torna-la um pouco mais prazerosa. Não tenha pânico, e se você estiver em intenso sofrimento, fico à sua disposição para conversamos (@psicologagiovanacbaroni/ Facebook Giovana C Baroni). Se cuidem. Quando você cuida de si, está automaticamente cuidando do outro. Grande abraço (virtual, rs.)

Participe conosco! Envie suas dúvidas ou sugestões para o e-mail gihh_b@hotmail.com Fico à disposição também no Instagram: @psicologagiovanacbaroni

Sair da versão mobile