Coopera: Investimentos para 2022 irão impactar diretamente na vida dos cooperados

A Cooperativa Pioneira de Eletrificação – COOPERA, com sede em Forquilhinha, está investindo este ano em duas grandes obras: uma Subestação e uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH).

Garantir energia elétrica de qualidade e com baixo custo requer muito planejamento. Pensando nisso, a cooperativa está construindo uma PCH na Serra Catarinense entre os municípios de Lages e São Joaquim, com investimento estimado em R$ 38 milhões. Segundo o gerente geral da Coopera, Rogério Feller, a PCH vai produzir energia para que a Coopera venda essa energia por um preço extremamente competitivo e o lucro dessa venda seja reinvestido na cooperativa, o que decorre em resultado para o associado. “Nós vamos vender a energia gerada nessa Pequena Central Hidrelétrica no mercado livre a um preço muito atraente e, certamente, ela vai gerar sobras que serão destinadas para assembleia geral da Coopera Geração e Desenvolvimento (GD ) que fará a sua destinação podendo ser reinvestido em outra PCH ou na distribuição de resultado, capitalização, entre outros”, explica.

Outro grande investimento que está sendo realizado em 2022 é a Subestação de Criciúma. A obra está sendo construída na Rodovia Jorge Lacerda, no bairro Verdinho e serão investidos R$ 30 milhões. “Isso vai fazer com que nossas redes de distribuição de energia elétrica e nosso sistema elétrico fiquem mais robustos, ou seja, mais confiáveis e vai impactar obviamente em menos perdas de energia elétrica, isso reflete ao final em redução de tarifa de energia para o associado”, garante Feller. A subestação irá atender as empresas do novo Distrito Industrial.

Por Débora Cândido Garcia

Coopera: Investimentos para 2022 irão impactar diretamente na vida dos cooperados