Coopera: a tarifa mais barata dentre as 105 distribuidoras de energia elétrica do Brasil
Economia

Coopera: a tarifa mais barata dentre as 105 distribuidoras de energia elétrica do Brasil

A Cooperativa Pioneira de Eletrificação (Coopera), com sede em Forquilhinha, após reajuste tarifário anual definido nesta terça-feira, 28, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), voltou a deter a menor tarifa de energia do país. As novas tarifas de energia elétrica passam a vigorar na próxima semana. A tarifa da Coopera, mesmo após o reajuste, é menor que qualquer outra distribuidora do Brasil.

Contrariando a tendência de aumento nas tarifas de energia no Brasil, a Coopera teve suas tarifas de baixa tensão residencial reajustadas em média 5,75%. Para as unidades consumidoras industriais de alta tensão (grandes indústrias), o índice médio é de 7,29%. O efeito para os consumidores de Baixa Tensão será de 2,98% (residencial, rural, comércio e indústria atendidos em baixa tensão).

O coordenador de Regulamentação da Coopera, Fábio Silvano, explica que os efeitos foram homologados pela ANEEL e as novas tarifas entram em vigor esta semana. “Vale lembrar que o reflexo total os consumidores só sentirão totalmente na fatura que receberão em novembro porque a de outubro será proporcional, de acordo com a data de leitura”, disse.

 O presidente Walmir Rampinelli, comemora os índices positivos e garante que os consumidores da Coopera passarão a pagar  a menor tarifa do Brasil. Ele lembra que, ao calcular os índices de reajuste, a ANEEL considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. “A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição e outros como energia comprada, encargos de transmissão e setoriais.” lembra.

 Fotos em anexo:   Gerente geral Rogério Feller e o presidente Walmir Rampinelli comemoram os índices positivos com  a menor tarifa do Brasil.

Por Débora da Silva Cândido

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.