Infoway cabeçalho
Cezar Martins

Consumo moderado de álcool – 2ª parte

Cálculo da quantidade de álcool consumida por dose, em gramas

Para encontrar o número de gramas de álcool na sua bebida, tudo e que você tem que fazer é multiplicar o volume da bebida alcoólica pela sua percentagem de álcool por volume, depois multiplicar pela densidade do álcool etílico em gramas por mililitros e dividir o resultado por 100. Para qualquer bebida, a densidade do álcool etílico é de 0,8. Além disso, em geral, as bebidas trazem no rótulo a gradação alcoólica em graus GL (Gay Lussac), ou direto em porcentagem de álcool por volume, que é a mesma coisa.

Vamos a alguns cálculos:

Para bebidas de 40% de álcool por volume, como o uísque, uma dose de 50ml tem cerca de 16g de álcool:

Mercado Pavan
Lojas De Mattia
Padaria São Marcos
Livraria Jade
Borba Móveis
Ótica NSA

50 x 40 x 0,8 DIVIDIDO por 100  = 16g

Para os vinhos, um copo de 150ml de um vinho de 13% de álcool por volume corresponde a 15,6g de álcool:

150 x 13 x 0,8 DIVIDIDO por 100 = 15,6g

E para os cervejeiros, uma garrafa de 340ml de cerveja de 4% contém 10,9g de álcool:

340 x 4 x 0,8 DIVIDIDO por 100 = 10,9g

Lembre-se, a quantidade de álcool por volume varia de bebida para bebida e dentro da mesma categoria. Portanto, verifique sempre no rótulo a percentagem correta.

Lei seca/bafômetro

A Lei 11.705, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro, proíbe o consumo de praticamente qualquer quantidade de bebida alcoólica por condutores de veículos. A partir de agora, motoristas flagrados excedendo o limite de 0,02 gramas de álcool por litro de sangue pagarão multa de 2.934,70 reais, perderão a carteira de motorista por um ano e ainda terão o carro apreendido, além da possibilidade de prisão, dependendo das circunstâncias.

Portanto, não se iluda: NÃO BEBA ANTES DE DIRIGIR. O limite de 0,02g de álcool por litro de sangue não significa uma tolerância, mas sim uma margem de erro do próprio bafômetro.

Taxa de alcoolemia e o seu cálculo

A taxa de alcoolemia é a quantidade de álcool existente nos sangue de um indivíduo, em determinado momento, e se expressa em gramas de álcool por litro de sangue (g/l). Assim, quando se fala de uma alcoolemia de 0,5 g/l é o mesmo que dizer que existem 0,5 g de álcool por litro de sangue.

Esta taxa é facilmente atingida após a ingestão de 3 copos de vinho ou 0,5 litros de cerveja e depende de vários fatores:
·       Tipo e quantidade de bebida ingerida
·       Momento da absorção (jejum/às refeições/fora das refeições)
·       Ritmo de ingestão
·       Peso e sexo do indivíduo
·       Estado de saúde e estado de fadiga
A alcoolemia aumenta à medida que o etanol é absorvido pelo organismo e diminui lentamente de acordo com a degradação do álcool pelo fígado.

A fórmula para o cálculo aproximado da taxa de alcoolemia em gramas/litro de sangue é a seguinte: álcool consumido (em gramas) dividido pelo peso corporal (kg) multiplicado por um dos coeficientes abaixo.

Coeficientes: 0,7 – homens em jejum

0,6 – mulheres em jejum

1,1 – no decurso das refeições

cezarmartins02@hotmail.com
whatsapp – (48) 99964-7238

 


Coopera rodapé
Topo