Em ano de eleições municipais, conheça o perfil ideal para ocupar o cargo de prefeito em Nova Veneza

Especialistas indicam as principais características que deve ter o próximo chefe do Poder Executivo.

Transparência, formação e especialização, experiência, atualização constante, abertura para diálogo, como o candidato administra sua vida pessoal e, também aquele que busca ser auxiliado por pessoas de bem. Quais características precisa ter o próximo prefeito de Nova Veneza para conseguir desempenhar a função da melhor maneira possível?

Da mesma forma que o setor de Recursos Humanos de uma empresa determina qual pessoa é a mais indicada para ocupar certo cargo; no meio público, os eleitores devem saber os principais pontos a serem percebidos ao analisarem os futuros candidatos a prefeito de Nova Veneza, nas eleições de outubro de 2016.

O Portal Veneza ouviu especialistas nas áreas de Economia e Recursos Humanos, que avaliaram a situação local e elencaram as principais características para formar o perfil do prefeito ideal para a cidade.

Segundo a profissional de Recursos Humanos, Taiz Teixeira Mota Juliani, de forma geral, o prefeito ideal é alguém prioritariamente transparente, que não promete o que não pode cumprir, e que mantém seus eleitores bem informados a respeito da real situação do município.

“A clareza nas propostas também é algo bastante importante, assim como foco e a firmeza nas decisões, sem se deixar manipular por questões políticas partidárias. Deve ser, também, alguém em formação constante, sempre buscando aprimorar seus conhecimentos; alguém que saiba falar outras línguas além do português, além de ter experiência e habilidade para alinhar a teoria à pratica”, completa Taiz.

Já o economista e representante da Ordem dos Economistas do Estado de Santa Catarina (OESC) Seccional Sul, Richard Guinzani, acredita que a formação é bastante importante, mas não o essencial. “No meu ponto de vista, dentre as características que um prefeito deva ter, a mais importante é a de saber ouvir a sociedade como um todo. Precisa saber lidar com pessoas para motivá-las, e com isso extrair seu melhor desempenho”, argumenta.

Falando especificadamente de Nova Veneza, o economista elenca os setores de serviços, do comércio e da indústria como os que merecem muita atenção. “A tradição italiana traz visitantes e com isso há necessidade de melhorar cada vez mais o setor de serviços, que já é reconhecido pela boa gastronomia e cultura, associado ao comércio local para manter um estreito contato com a Câmara de Dirigentes Lojistas. Na indústria, também será preciso dar condições para o empreendedor poder se instalar com acesso à energia elétrica, água, via pavimentada ou em boa utilização”, elenca.

Assim como os profissionais de Recursos Humanos avaliam totalmente o candidato à vaga de emprego, os eleitores também precisam ter uma visão geral do assunto. “Não só da pessoa em si, mas também das coligações formadas e do passado do candidato, por exemplo”, ressalta a profissional da área.

Guinzani, por sua vez, sugere que o eleitor, sempre atendo, nunca se esqueça de analisar o ditado popular: “Diga-me com quem andas que direi quem tu és”. “Ou seja, as pessoas que andam com o candidato serão e influenciarão o perfil da administração que ele vai seguir”, explica.

Francine Ferreira com edição de Willians Biehl

Um Comentário