Para aqueles que gostam de viajar, não só pelo Brasil, como também para o exterior, uma simples pesquisa nos sites de vendas de passagens aéreas chega a assustar devido aos altos preços cobrados ultimamente pelas companhias aéreas.
Os problemas infelizmente não param por aí, porque o número de cancelamentos de voos ou atrasos cresceu vertiginosamente, principalmente no ano passado, caminhando agora para a normalidade.
Tudo isso ocorreu pela queda abrupta da demanda causada pela pandemia.
Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), temos 20% dos voos nacionais atrasados ou cancelados. No caso dos voos internacionais os atrasos maiores que 60 minutos representam 3,9% e os superiores a 30 minutos chegam a 7,9%.
Mas afinal o que causa o atraso de voos? Existem inúmeros motivos para que um vôo atrase, dentre os mais habituais temos os problemas meteorológicos, conexões, tráfego aéreo, problemas com o tempo de trabalho da tripulação, manutenção não programada das aeronaves, etc.
Em determinados casos dependendo do tempo de atraso os passageiros por lei podem exigir seus direitos junto à companhia aérea. Esses direitos aumentam conforme aumenta o tempo de atraso de um voo. O site AirHelp é de grande ajuda nesse sentido, oferecendo todas as informações necessárias e uma consultoria para que os passageiros saibam seus direitos.
E eles existem e vão desde colocar à disposição dos passageiros meios de comunicação após 1 hora de atraso até hospedagem ou devolução integral do valor pago pelo bilhete quando o atraso for superior a 4 horas.
Existe um site da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) que também está disponível em app que fornece informações de todos os voos nacionais e internacionais.
Através dele podemos saber os casos de atrasos não só para quem vai viajar como também para quem esteja esperando a chegada de algum vôo.
Os aumentos dos bilhetes aéreos têm sido causados principalmente pelo forte aumento do combustível de aviação, que supera os 90% se comparado a 2019.
Esses são dois fatores que tem grande peso nas tarifas aéreas. Todas as peças de manutenção da aeronave ou o leasing dos aviões são pagos em dólar.
De qualquer forma ainda é possível encontrar bilhetes aéreos a preços razoáveis, mas é preciso pesquisar constantemente nos sites buscadores de passagens. Um verdadeiro trabalho de garimpagem!
Uma excelente opção é se inscrever nos sites de vendas de passagens e clicar a caixa “alerta de preços”. Com isso esses sites avisam quando os preços baixam e entram imediatamente em contato pelas redes sociais ou e-mail.
Algumas dicas também podem facilitar a encontrar passagens mais baratas veja a seguir:
- Faça um cadastro na companhia aérea, com a fidelização você ganhará pontos que podem tornar sua próxima viagem mais barata.
- Utilize os pontos ganhos com suas compras habituais através de seu cartão de crédito na compra de passagens aéreas.
- Procure evitar viajar nos períodos de alta temporada ou feriados.
- Seja flexível não só nas datas em que pretende viajar como também no destino. Poderão surgir oportunidades imperdíveis para outros destinos que não os mais habituais.