Como os moradores de Forquilhinha veem o Integra Coopera?

Representantes de entidades do município falam sobre o significado do Espaço Comunitário Colaborativo.

Faz um mês que o Integra Coopera abriu as portas no centro de Forquilhinha, no sul de Santa Catarina. O espaço comunitário colaborativo é uma aposta da Cooperativa Pioneira de Eletrificação (Coopera), para aproximar o cooperativismo da comunidade cooperada. Empreendedorismo, sustentabilidade e tecnologia são os três pilares que sustentam a proposta do local. Mas como será que Forquilhinha, município sede da Instituição, recebeu essa nova ideia?

O presidente da Associação Empresarial de Forquilhinha, a Acif, Adalto Spilere, classifica o Integra como uma demonstração de disposição para o diálogo. “Essa abertura que a cooperativa tem para ouvir o cooperado, faz toda a diferença”, explica ele. Já Danny Warmling, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, a CDL de Forquilhinha, assegura que o local será útil para as atividades da entidade. “Um espaço amplo e bem equipado. Já vejo a CDL e a Coopera construindo projetos em conjunto aqui”, conta Warmling.

E assim será. A Coopera, em parceria com a CDL e a Acif, promoverão capacitações para jovens interessados em ingressar no mercado de trabalho e também para quem procura recolocação profissional. Os integrantes do projeto participarão de uma capacitação que vai apoiá-los na construção de um currículo, como se portar em uma entrevista, além de outras atividades de orientação. Haverá uma segunda etapa chamada de desenvolvimento de habilidades e, em seguida, eles terão seus currículos direcionados para um banco de talentos conduzido pela Associação e Câmara de Dirigentes Lojistas.

Além das entidades das classes empresarial e lojista, o Integra foi bem recebido por quem atua na educação forquilhinhense. A diretora do Centro de Educação Infantil Paraíso da Criança, Rosa Maria Américo, disse que com o espaço, ela passa a contar com um endereço que recebe ideias e projetos. “É extremamente acolhedor”, define. A creche que a Rosa dirige integra o Laboratório de Inovação Social da Coopera, mais uma iniciativa que será dirigida no novo local. 

Essa receptividade do Integra, de acordo com o presidente da Coopera, Walmir Rampinelli, reafirma a ideia de que o espaço conquistará importância no cenário social e comunitário da cidade. “Estamos recebendo no Integra Coopera, lideranças de vários setores da nossa comunidade que perceberam no local a possibilidade de realizar ações em parceria com a Cooperativa”, finaliza Rampinelli. 

Por Débora Cândido Garcia

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Bloqueio de anúncio detectado!

Por favor, para continuar é necessário desativar seu bloqueador de anúncios!