Como monitorar o que dizem as crianças e adolescentes no WhatsApp?

À medida que os filhos vão crescendo e, com isso, buscando mais independência em seu dia-a-dia, muitos pais e mães enfrentam um problema considerável, à medida que a tecnologia vai se desenvolvendo: o controle do que é acessado, compartilhado e conversado nos mais diferentes sites e aplicativos da internet.

E, ainda que muitos adolescentes clamem por privacidade, em uma sociedade com tantos perigos reais e virtuais, os pais realmente precisam permanecer sempre atentos ao uso que seus filhos fazem da internet e das redes sociais e buscam como rastrear o WhatsApp e outras redes sociais. Principalmente, para que possam ter melhores condições de protegê-los caso alguém com más intenções tente efetuar alguma aproximação.

Com a popularidade cada vez maior das redes sociais, percebe-se que os aplicativos foram e permanecem sendo inventados para suprir e ampliar a necessidade básica de comunicação do ser humano. Ainda mais de forma instantânea e sem fronteiras, como nos casos do WhatsApp, Instagram, Facebook e TikTok, por exemplo.

Assim, é alta a probabilidade de que crianças e, mais fortemente, adolescentes, queiram fazer o uso dessas redes. Porém, toda tecnologia tem as suas desvantagens. Por mais que esses aplicativos sejam de fato muito úteis, crianças e jovens poderão ficar expostos a diversos perigosos caso o utilizem sem a supervisão de um adulto responsável.

Como monitorar o que dizem as crianças e adolescentes no WhatsApp?

Muitos pais chegam a se questionar se realmente existe algum perigo em se utilizar um aplicativo tão conhecido e popular, como o WhatsApp, por exemplo. A questão é que existe, sim, e não apenas um, mas vários!

Por exemplo, mesmo que a pessoa delete suas mensagens, o WhatsApp ainda manterá o registro delas, o que significa que pessoas mal-intencionadas podem utilizar os dados pessoais do indivíduo, com objetivo de roubar sua identidade ou seus dados bancários.

Em outra possível situação, crianças ou adolescentes, muitas vezes ingênuas, não veem perigo e acabam postando, em modo público, uma grande gama de informações sobre suas atividades diárias e pensamentos, o que as deixa, consequentemente, ainda mais vulneráveis à ação de ladrões e até mesmo pedófilos. Sem falar no bullying e seus atos de crueldade cada vez mais frequentes entre os jovens.

Por isso, com objetivo de evitar tantos problemas, o pais podem, e devem, acompanhar e conversar com seus filhos, além de acompanhar e monitorar o que dizem nas redes sociais. Mas como?

Uma das opções é o “mSpy”, um software de monitoramento que lhes permitirá rastrear todas as conversas do WhatsApp; acessar a informação diretamente do seu Painel de Controle; e monitorar a atividade do WhatsApp em dispositivos iOS sem jailbreak.

Além disso, o mSpy conta com outras funcionalidades muito úteis, como monitorar e bloquear chamadas, rastrear mensagens de textos e localização via GPS, além de monitorar o histórico do navegador e bloquear sites impróprios.