Cantar o bingo gera entretenimento e diversão para os amantes desse jogo tão fascinante! Falar os números sorteados em um jogo de bingo parece tarefa fácil, mas não é. Imagine ter que permanecer por mais de uma hora cantando números? Claro que a tarefa apresenta desafios e, certamente, todos eles devem seduzir. Manter a atenção do público durante a partida toda de bingo. Acompanhe e confira!

Como cantar bingo? Cantador@s sabem!

Quem pronuncia os números sorteados nas jogadas é a pessoa que vai lhe anunciar as suas vitórias. E a pessoa mais importante da sala de bingo. Sim, essa profissão existe e possui muita importância, especialmente, para os jogos profissionais, nos quais o participante joga apostando dinheiro.

Não basta, portanto, apenas dizer o número de forma simples e casual. É preciso cantar o numeral utilizando sua referência ou simbologia, e é preciso que se faça isso de maneira envolvente e divertida. Certamente a principal função de quem pronuncia os números de bingo é manter a atenção dos participantes. E, é claro que a experiência precisa ser marcante e compensadora.

Saiba como cantar bingo: números

Conhecer a história dos números e a alusão que é feita a eles é apenas uma parte do conjunto que compõe a cantoria. É preciso ter uma entonação empolgante e atrativa que consiga manter a atenção do jogador durante todo o tempo. Sem citar as brincadeiras que podem ser feitas a cada rodada.

Assim cantar o bingo implica internalizar as histórias e simbologias dos números e criar analogias, brincadeiras e piadas que dialoguem com as referências e proporcione entretenimento ao público. Nos bingos mais amadores e familiares as referências vão além das tradicionais, trazendo elementos locais e regionais. Inclusive até piadas e histórias familiares.

Afinal, trata-se de um programa que geralmente acontece em família. Com pais, esposas, filhos e avós, muitas vezes, e a diversão precisa ser garantida. Portanto, quem cantar bingo significa deve tornar o jogo mais divertido e atrativo.

Cantar bingo: referências tradicionais

São muitas as lógicas que traduzem os números do bingo. Alguns números têm relação com o esporte como o “craque de bola” e o “fim do primeiro tempo”. Ambos se referem ao futebol, fazendo alusão aos numerais 10 – o goleador do time – e 45 – tempo final das etapas do jogo.

Esse aspecto é interessante, pois a depender da regionalidade, poderá significar outro algarismo. É o caso do 75, que no Brasil e em países que jogam a cartela de até esse numeral é sinalizado pela frase “terminou o jogo”. No entanto, no Reino Unido, onde o bingo é jogado até o número 90, e portanto, o localismo vai ser outro, além de variar obviamente o idioma.

Cantar Bingo: histórias universais

Aqui trazemos três dos apelativos mais comuns e mais utilizados para quem for cantar bingo. Existem aliás aqueles algarismos que são alusivos a um acontecimento de conhecimento universal.

  • Esse é o caso da “idade de Cristo”. Assim, essa expressão diz respeito à idade que Jesus Cristo, símbolo maior da igreja crista morreu. Considerando que essa é a religião da maioria das pessoas, muito possivelmente todos associam rapidamente ao numeral 33
  • Já o numeral 51 vem de uma estratégia de marketing utilizada por uma fábrica de bebida destilada, cujo slogan ficou mundialmente conhecido como “uma boa ideia”
  • Assim como os “dois patinhos na lagoa” faz uma alusão à grafia do algarismo 22, bem conhecida em todas as partes do mundo
  • E quando o algarismo é “começou o jogo”, quando se está no meio ou no final do bingo? Pois essa é a referência ao número 1. O qual, certamente pode ser cantado como o “ronco do porco”, por causa do som que o animal emite.

Normalmente, as referências são feitas para as pessoas pensarem um pouco e logo constatarem qual é o número ao que estão se referindo. As referências numéricas também dialogam com outras, próprias de outros jogos de azar. Eis o caso do Jogo do bicho que relaciona números a animais. “O leão está solto” é símbolo do número 16, já “o bicho que pula” trata do macaco e faz alusão ao 17, o cachorro se refere ao algarismo 5. Nesse caso, seria necessário algum conhecimento prévio para entender qual era o número.

Concluindo

Dessa forma, o cantador tem uma série de opções, ditos populares, e dados históricos para trabalhar a maior parte dos números, mas para isso, precisam internalizá-los, além de criar histórias e trocadilhos que possam deixar o cada sorteio do jogo do bicho mais divertido e interessante.

Assim, cantar o bingo não é tarefa fácil e exige profissionalismo, técnica e simpatia do cantador. Você teria conseguido adivinhar o número se a gente não te contasse? Caso não saiba, deixe a sua solicitação e passaremos para você e, até, no caso, se conhecer uma diferente, compartilhe!