Por Geórgia Gava

Em homenagem às quatro décadas de atividades do Coral “Os Peregrinos da Montanha” de Nova Veneza, o grupo lançou nesta terça-feira, 19, o CD e DVD comemorativo à data.

Composto por quinze músicas, o projeto representa um momento histórico para o grupo e foi idealizado através do Prêmio Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura, comtemplado em 2017.  

Este é o quarto CD e o primeiro DVD, as imagens foram gravadas ao longo de dois anos em pontos turísticos da região, exclusivamente do munícipio neoveneziano. “Gravamos em locais como a barragem do Rio São Bento, nas Casas de Pedra e no Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Caravaggio. Estamos com o sentimento de dever cumprido, de sonho realizado. Esse momento vai ficar para a história do coral”, ressalta o presidente e um dos fundadores do grupo, Idalino José Colombo.

O coral é composto por 22 vozes, todas de homens, que através da música, buscam enaltecer a cultura dos Alpes da Itália.  O prêmio alcançado foi fundamental para esta conquista, repassando R$25 mil para produção, execução e gravação das faixas. Ao todo, 1 mil unidades foram produzidas. “O objetivo do prêmio é de propagar a cultura, por isso, os exemplares serão doados inicialmente aos convidados do lançamento e posteriormente às entidades do município e a comunidade”, explica Colombo. 

Neste ano, 41 anos de fundação

Apesar do CD e DVD ser alusivo as quatro décadas de fundação do grupo, o Coral comemorou no dia 19 de agosto, 41 anos de atividades. “Foram dois anos de um trabalho árduo de todos os coralistas, não só da diretoria, todos colaboraram, inclusive os familiares e a comunidade. Na minha opinião é um trabalho inédito no estilo de músicas que apresentamos”, finaliza Colombo.