Com ferragem e concreto, último viaduto ganha contornos na BR-101 Sul

A ferragem estrutura e o concreto usinado vão dando formas ao último viaduto em construção na BR-101 Sul catarinense. Os trabalhos realizados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) realizados nas últimas semanas transformaram o canteiro de obras e já dá mostrar como será a nova passagem. Em construção no km 339 da BR-101 Sul, esta travessia será usada para acesso aos bairros de Sertão dos Corrêas e Cruzeiro, em Tubarão, bem como para retorno de sentido do tráfego na rodovia federal.

Na passagem, as paredes laterais que vão segurar o aterro das cabeceiras estão finalizadas e a pista elevada recebe os últimos trabalhos para instalação da ferragem estrutural. Na base, o sistema de drenagem está pronto, assim como as sapatas e pilares. As contenções de talude, na parte externa do viaduto, seguem em construção. Quanto foi concretada toda a plataforma elevada, chega a vez de unir as pistas à estrutura, fechando o aterro nas cabeceiras. Ainda serão construídas as proteções laterais e de eixo central – conhecidas como guarda rodas, aplicado o asfalto e instalada a sinalização rodoviária.

Quando finalizado, o viaduto do km 339 terá 16 metros de largura sobre a pista, 14 metros de largura no vão inferior, 4,6 metros de altura no centro, duas calçadas para pedestres com dois metros de largura e duas faixas de rolagem, ambas com cinco metros cada. A construção do viaduto foi iniciada em 07 de março, quando o talude começou a ser escavado, abrindo frente para a construção da estrutura, fazendo parte do lote de obras complementares à duplicação da BR-101 Sul catarinense. Os trabalhos no viaduto vão continuar nos próximos dias, dentro das condições de tempo estável.

Cerca de 110 viadutos foram construídos na duplicação da BR-101 Sul catarinense, no trecho entre os municípios de Palhoça a Passo de Torres. A maioria deles segue o traçado de pistas, sendo os viadutos de acesso a Praia do Sonho e Pinheira, em Palhoça, acesso a Garopaba, acesso a Vila Nova, em Içara, de acessos ao bairro Operária e Centro de Araranguá e o viaduto de acesso ao Cemitério em Sombrio, as únicas passagens transversais às pistas duplicadas.

Com obras na rodovia, cuidados são necessários – Para abrir frente aos trabalhos de construção do viaduto de acesso ao Sertão dos Corrêas e Cruzeiro, o DNIT/SC precisou readequar o fluxo da BR-101 Sul para trafegar em desvios laterais, nesse ponto da rodovia federal. Com essas mudanças os moradores, transportadores de cargas ou pessoas e pedestres que utilizarem os acesos, próximo ao km 339 da BR-101 Sul, precisam atentar para a mudança no trajeto, seguindo a orientação da sinalização provisória.

Pista no Morro do Formigão terá faixa auxiliar, para tráfego pesado

Dentro do projeto de obras para duplicação da BR-101 Sul catarinense, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) vai disponibilizar faixa adicional à pista que corta o Morro do Formigão, na BR-101 Sul, trecho inserido no município de Tubarão. Assim, criam-se três espaços para trânsito, sendo destinado ao tráfego de veículos de grande porte pesado, facilitando a vazão de fluxo nas outras duas faixas de rolagem.

A faixa adicional será usada pelo tráfego de sentido Sul-Norte no espaço entre o viaduto de acesso ao Sertão dos Corrêas e Cruzeiro até a alça de acesso à SC-390, já no final do morro. A plataforma será totalmente utilizada com a liberação das obras de artes especiais em construção nesse segmento da BR-101, sendo o viaduto e a ponte sobre o Rio Tubarão (km 337). A faixa adicional já tem sinalização rodoviária vertical e horizontal instaladas. Por enquanto, o fluxo de veículos segue apenas sobre duas faixas, com estreitamento próximo ao km 337,4.

O DNIT/SC fez a recuperação do pavimento asfáltico na transposição do Morro do Formigão pelo antigo traçado de pista, no final do mês de maio. As camadas superiores, mas desgastadas pelo tempo de operação da plataforma, foram retiradas e, no lugar delas, novas camadas maiores e mais resistentes foram instaladas. Este era o último trecho pertencente ao traçado antigo da BR-101 Sul que ainda não havia sido adequado.

Quati, a mascote da duplicação da BR-101 Sul SC e RS

O Quati, mascote da duplicação da BR-101 Sul, entre as cidades de Palhoça, em Santa Catarina e Osório, no Rio Grande do Sul, foi o primeiro símbolo de gestão ambiental em obras rodoviárias na América Latina. Desde 2006, ele participa de ações de Interação Social, feitas pela Comunicação Social ou Educação Ambiental, realizadas em escolas, associações, comunidades, universidades ou eventos, tanto na rodovia federal quanto longe dela.

Animal da fauna sulista, o quati é mais encontrado em regiões de serra e mata atlântica, formação vegetal que acompanha a BR-101 Sul em toda extensão de obras. Foi escolhido por ser facilmente encontrado em toda extensão de pistas da BR-101 Sul, tanto no trecho catarinense quanto no gaúcho.

A mascote é usada em todas as artes gráficas produzidas para distribuição nos diversos ambientes onde a Interação Social do consórcio Concremat-Tecnosolo- WorleyParsons atua, ilustra o site que trata dos programas socioambientais e o avanço de obras (101sul.com.br) e foi personificado no boneco Quati, com mais de dois metros de altura. O boneco frequenta as oficinas de Educação Ambiental e eventos em que a Empresa de Supervisão e Gerenciamento Ambiental (ESGA), formada pela três empresas, visitando cerca de 197 escolas e se apresentando para mais de 65 mil pessoas ao longo de dez anos.

A importância da mascote para as oficinas de Educação Ambiental é materializar o espirito de conservação da natureza proposto pelo conteúdo das oficinas. Além disso, a figura do Quati leva a duplicação da BR-101 Sul para diversos locais, como forma de divulgação do empreendimento.

Muriel Ricardo Albonico

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