Com conclusão de obras, trânsito na Serra do Rio do Rastro é totalmente liberado na altura do km 406

O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, vistoriou o resultado das obras de reparação e liberou, nesta quinta-feira, 14, o tráfego de veículos nos dois sentidos na altura do Km 406 da SC-390, a Serra do Rio do Rastro. O trânsito no local estava em meia pista desde outubro de 2023.

As fortes chuvas do passado ocasionaram uma queda de barreira naquela parte da rodovia estadual, que agora está totalmente recuperada. E com uma melhoria importante.

Foi construído um mirante na área onde aconteceu o desbarrancamento. São 50 metros quadrados onde os visitantes e moradores podem parar e desfrutar de uma vista privilegiada. Além do reparo no quilômetro 406 da estrada e da construção do mirante, o Governo do Estado, por meio da SIE, investiu cerca de R$ 10 milhões nas obras de revitalização e recuperação da SC-390.

“A Serra do Rio Rastro é um cartão-postal de Santa Catarina e do Brasil. É uma alegria enorme liberar o tráfego e inaugurar o novo mirante,” assinalou o secretário Jerry Comper, salientando que, além da questão turística, a nova SC-390 traz mais segurança, conforto e desenvolvimento para os moradores da região Sul e da Serra.

O prefeito Pedro Ostetto, de Bom Jardim da Serra, agradeceu e destacou a atenção do governador Jorginho Mello e do secretário Jerry Comper. “Em nome do entorno da Serra nós queremos agradecer. Esse governo é que realmente vem dando atenção para essa maravilha que nós temos,” declarou ele.

Revitalização

O coordenador regional da SIE, Ademir Honorato, explica que as obras no pavimento da Serra do Rio do Rastro foram realizadas num trecho de 15 quilômetros entre o centro de Lauro Müller até o começo da pavimentação em concreto da rodovia. “Realizamos a limpeza de calhas e galerias pluviais, que estavam 90% obstruídas. Além disso, na parte da pista de concreto, na própria Serra do Rio do Rastro, corrigiremos fissuras, repintaremos faixas e restauraremos a iluminação, também danificada pela queda de barreira”, detalhou o coordenador.