Ícone do site Portal Veneza

Clube de Mães aprendem técnica de bordado francês

Clube de Mães aprendem técnica de bordado francês

Os Clubes de Mães de Nova Veneza tiveram uma boa surpresa para o segundo semestre de 2014. Durante a última semana a presidente da Associação Feminina de Assistência Veneziana (Afave), Ticiana Destro Gava, e vice Vera Spilere, entregaram um trabalho sonhado desde o início. “Estamos trazendo a técnica do Richelieu, que é um tipo de bordado recortado, vazado, que dá um efeito maravilhoso e vai agregar ao que os clubes já vêm realizando”, afirmou Ticiana.

As monitoras ficaram um mês em capacitação e garantem que a técnica não é complexa. Para a vice presidente, é um bordado que nunca sai de moda. “Procuramos proporcionar o melhor material, pois com dedicação no trabalho é uma peça que elas terão para a vida toda”, disse Vera.

O que é o Richelieu

Trata-se de uma técnica de bordado aberto, no qual desenhos de figuras são contornados por meio de um ponto de casear. De origem desconhecida, que remota da Idade Média, o nome “Richelieu” foi dado por causa do Cardeal que integrava a corte do Rei Luís XIII da França. Na época, o religioso criou oficinas para a execução desse tipo de bordado, que recebeu alterações quanto à sua técnica.

Flávia Bortolotto


Sair da versão mobile