O Clássico da Polenta sempre foi tenso

As gangues de Caravagginus só se uniam para uma coisa: Torcer pelo Esporte CLUB Caravagginus. Na época Caravagginus só tinha um rival o Metropolitanevos time de Nova Vezene, Sãojosequiles, Baixodromos e Centrogenos se tornavam um só quando o assunto era acabar com Nova Vezene. O chamado clássico da polenta, que tinham as seguintes provas: Corrida com polenta na tábua, “onde um atleta de cada time segurava uma tábua com 1 Kg de polenta mal cozida encima e tinha que chegar até o final sem ter derramado absolutamente nada”.

Esgrima com pau de polenta: “Um atleta de cada time se enfrentavam, quem conseguisse tocar o outro com o pau de mexer polenta ganhava ponto”.

“Salto sobre a polenta: “Os atletas tinham que saltar por cima de vários fogões a lenha com caldeirões de polenta borbulhando”.

“Corrida com Queijo: “Concorrentes sentavam em cima de uma peça de queijo de 4 Kg e desciam por um morro íngreme”. A primeira pessoa que chegasse à linha de chegada levava o queijo pra casa. Muitas pessoas se feriam durante a prova”.

E por fim provas comuns, quem comia mais polenta em 10 minutos, quem preparava a polenta sem deixar bolhas, etc.

E no final o time vencedor ganhava um jantar com polenta e galinha..

Hoje o Clássico da Polenta ainda tem muita rivalidade, mas não é mais tão divertido, são onze jogadores de cada time correndo atrás de uma bola tentando acertar uma espécie de trave que antigamente era usada pra pendurar os salames para secar. Hoje se ouve vários palavrões nas arquibancadas, mas não como antigamente que as palavras: “Furbo, pipa, porca, rospo, cam e Dio sempre estavam nas frases”.

As pessoas em Caravagginus eram bem ignorantes, pois não existia muita variedade em seu dicionário, até que desembarca no vilarejo um senhor vestindo terno e gravata trazendo muitas bagagens, um homem muito inteligente que já tinha estudado em HARVARD e MASSACHUSETTS OHIO, o senhor Humberto Hermes Hoffmann que muito provavelmente era parente do HERBERT RICHERSR, aquele cara que oferece todos os filmes da globo, chegou com intuído de ensinar o que aprendeu ao povo de Caravagginus. Logo veio a criar uma escola, que existe até hoje.

Seu método de ensino era reguada na mão, nariz no quadro e joelho no feijão.. Todos o temiam e o respeitavam, foi desta forma que ele pode encinar muito do que sabia. Algumas décadas depois os professores não usavam mais este método, mas os alunos usavam com eles, de certa forma a educação os deixou mais mal educados, então, foi criado o temido LIVRO NEGRO, que intimidava os alunos, mas que deixou de ser temido depois que descobriram que o livro negro era bem colorido. Fico feliz de ter acontecido algumas mudanças, hoje se vai com uma mochila para escola, antigamente se usava saco de arroz pra colocar os cadernos como minha mãe insiste em dizer.

Muita coisa mudou. Antes rei, agora prefeito, antes xerife, agora delegado, antes se tinha dinheiro para manter remédios em hospitais e postos de saúde, hoje esta difícil os manter abertos, antes os lideres não se importavam muito com a beleza da cidade, dêsde que seu povo tivesse saúde e segurança, pois não queriam atrair muitos turistas, achavam que com eles também viriam os foras da lei. Hoje se investe muito em fachadas, e o pior de tudo que essas fachadas são muito caras para o povo daqui, são feitas pra pessoas de fora. Sendo assim, pessoas daqui vão para outros lugares.