Chocolate pode ser fatal para seu cãozinho

Eles ficam malucos assim que ouvem o barulho da embalagem, te olhando com aquela carinha de dar dó, parecendo implorar por um pedaço da guloseima. Muitos donos de cachorros não resistem ao pedido e acabam alimentando seu bichinho com a delícia, e dependendo do tamanho do animal isso pode ser fatal.

Isso acontece porque o cacau contém teobromina, uma substância parecida com a cafeína, sendo extremamente tóxica aos cães quando ingerida em torno de 100 a 150ml por quilo do cachorro. No entanto a quantia de teobromina encontrada no chocolate pode ser consumida seguramente por humanos, mas animais com metabolismo lento, como os cães, podem sucumbir por envenenamento.

Chocolates ao leite possuem 154 mg/100g de teobromina; o meio amargo cerca de 528 mg/100g. Já o chocolate branco possui quantidade muito pequena de teobromina, 3,5mg/100g.

As complicações incluem problemas digestivos, desidratação, excitabilidade e arritmia. Fases posteriores incluem ataques epiléticos e morte.

Em média o alimento pode ficar mais de 17h no organismo do animal, então ao perceber o consumo, deve-se leva-lo imediatamente a um veterinário para não deixá-lo sofrer as consequências.

Também proibidos  a seu amigo de quatro patas:

Café: Cafeína acelera o coração e pode causar ataques cardíacos.

Alho: A alicina, substância presente no alho, mata as células vermelhas do cão, causando anemia até falência renal por perda de hemoglobina.

Cebola: Ingerir pequenas porções ao longo do tempo é perigoso, pois provoca danos cumulativos à hemoglobina canina.

Willians Biehl

Chocolate pode ser fatal para seu cãozinho
Crédito da foto: Desconhecido