Cartão SUS será obrigatório a todos os cidadãos brasileiros

Todos os brasileiros, incluindo os que têm plano de saúde particular, precisarão ter o cartão do Serviço Nacional de Saúde (SUS). Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é a criação de um banco de dados nacional. O prazo para que os usuários de planos de saúde se cadastrem para adquirir o cartão se estenderá até o dia 5 de junho deste ano. O documento é necessário a todos os cidadãos para qualquer tipo de atendimento feito pelo SUS, como consultas, exames e cirurgias.

A coordenadora de Processamento do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da Secretaria Estadual da Saúde, Lilian Silva, explica que todo o cidadão necessita do cartão SUS, mas o fato de não ter o número em mãos do cartão, não impede o atendimento. “Cinco de junho é o prazo para as operadoras de planos de saúde, não para o SUS. O paciente atendido a partir de janeiro de 2012 já deve ter, principalmente para a internação, o número do cartão SUS. O ideal é que todo o cidadão já tenha o seu número. Porque, sem ele, a instituição não conseguirá fazer o seu faturamento”, explica Lilian.

O cartão SUS pode ser feito em qualquer unidade básica de saúde do país inteiro. Para tanto, é preciso levar RG, certidão de nascimento dos filhos e comprovante de residência.

EBC