Por Guilherme Nuernberg

Marca foi a maior já registrada durante as 15 edições da festa.  

O desfile do Carnevale di Venezia atraiu aproximadamente 50 mil pessoas para a Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana nesse sábado, 22. As ruas foram tomadas por milhares de pessoas que acompanharam de perto a passagem dos carros alegóricos e dos mais de 500 personagens apresentando um passeio pelas mitologias gregas, romanas até a história de Shakespeare.

Por volta das 19h30min, embalados pelas canções do Grupo Musical Roba da Ciodi, turistas do Brasil inteiro puderam prestigiar a principal atração da 15° Festa da Gastronomia Típica Italiana. Com o tema “L’amore: as várias faces do amor”, o Carnevale di Venezia teve início na Rua dos Imigrantes, passou pela praça Humberto Bortoluzzi e seguiu até o pavilhão principal, localizado na travessa Osvaldo Búrigo.

Corrida rústica

A programação do sábado foi extensa e eclética. Iniciou às 9h com a Corrida Rústica, que teve a participação de aproximadamente 300 crianças das escolas municipais e estaduais do município. Na parte da tarde houve diversas apresentações no palco principal, contando com a participação do Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro, do Coral ‘Os Pequenos Peregrinos’ e do Circolo Trentino de Gaspar.

Após o desfile, a partir das 21h, o grupo musical Girotondo animou a população no palco principal, que depois recebeu o grupo Expresso Itália. Finalizando a noite, a banda Black Bull Band realizou sua apresentação.

De acordo com o prefeito Rogério Frigo, a festa superou todas as expectativas de público. “Promovemos um evento para a população de Nova Veneza e aos visitantes que escolhem a nossa cidade para comemorar. Toda a programação é voltada para os diversos públicos. Recebemos turistas de todas as cidades do Brasil que fazem questão de enfatizar a magnitude do evento”, afirmou.

Programação da Festa da Gastronomia 2019