Moradores da comunidade da Baixada, no Distrito do Caravaggio, estão indignados com a qualidade da obra da ciclovia que está em construção. O projeto foi licitado pela administração anterior, e está na parte final. De acordo com a moradora Ângela Milanez Ronchi Romagna nesta terça-feira, 27, já não há mais nenhum colaborador da empresa trabalhando no local.
“Ficou de mal a pior, está horrível. O asfalto ficou ondulado, e precisamos de uma explicação. A comunidade está bastante chateada e promete fazer, inclusive, uma manifestação. Faltou fiscalização na obra”, coloca a moradora.
O assunto chegou à Câmara de Vereadores na semana passada. O presidente do Legislativo, Eloir Minatto, o Biro Biro, coloca que a forma como a empresa está realizando a obra é absurda.
“A obra é mal acabada, o asfalto é áspero. A empresa provavelmente ganhou a licitação por um valor muito baixo e não consegue executar o serviço com qualidade. Sugerimos que a prefeitura fizesse um aditivo para concluir e deixar o menos ruim possível. Não é hora de achar culpados, mas de deixar uma situação decente para os moradores”, explica.
Na mesma linha segue o vereador Samuel Milanez, que explica a angústia dos moradores com a execução da obra. “Ficou ruim, muito mal feito, e há muita reclamação dos moradores. Conversamos com a prefeitura, e depois com a empresa. Se comprometeram em terminar, e depois colocar uma camada fina de asfalto onde ficou ondulado”, adianta.
Ele explica que uma mudança no projeto feita este ano dificultou a execução da obra. “O projeto foi modificado, pois segundo a prefeitura a ciclovia ficaria muito rente ao asfalto e trataria problemas de segurança. Com isso fizeram um aditivo e a administração entrou com a base e o meio fio para que fosse levantado 15 centímetros. Isso tirou a condição técnica da empresa passar o rolo compactador para o asfalto”, finaliza.
O secretário de planejamento de Nova Veneza, Renato Piere, afirmou que algumas modificações no projeto foram necessárias, principalmente para dar mais segurança aos usuários. “Foi necessário a colocação do meio-fio e levantamento da ciclovia, isso sem dúvida dará muito mais segurança do que simples tachões separando a via. Além disso, a obra está sobre os canos da Casan, que ficam bem rentes à superfície, atrapalhando a realização da obra no nível da estrada . Gostaríamos de ter feito em concreto, isso facilitaria a execução e deixaria a obra muito mais bonita, mas infelizmente não podemos modificar o objeto da licitação, que foi feita ainda na gestão anterior”, disse.
Piere afirmou ainda que ontem, 26, a empresa trabalhou até às 18h30min, e hoje voltará para colocar a sinalização. “Queremos entregar a obra para a comunidade, sendo que todos os defeitos que possui serão identificados e cobrados da empresa os devidos reparos, antes do pagamento total da obra”, finalizou.
150 mil custou essa maravilha !kkkk
Ciclo faixa encima da calçada?
Por onde vamos caminhar?
A iniciativa foi boa, porém o que está sendo feito é vergonhoso. Esperamos vem mais do poder público de Nova Veneza, afinal acreditamos que podem fazer bem melhor.
Ba, é sério isso? Não, diz pra mim que não é…
Deveriam estudar como é feito uma ciclovia antes de executar, tem que achar culpados sim, por que se essas pessoas não tem condições de planejar e executar uma simples ciclovia imagina o que vão fazer com dinheiro público.
Reportagem absurda!!! A prefeitura exigindo reparos? Os moradores querem uma obra bem feita de inicio, não a porcaria que a PREFEITURA está entregando. A prefeitura, a câmara de vereadores e até a imprensa foi solicitada em diversas situações, mas não fomos atendindos. Conversamos com o Fiscal Nomeado e o mesmo tinha a opinião que era pra deixar a obra terminar para depois fazer reparos. Ficamos sabendo da própria empreiteira que em reunião haviam alertado a prefeitura que a obra daquela forma não daria certo. Ficamos sabendo também que o projeto objeto da licitação não é desta forma. Há muita interrogação nesta obra. Mas que fique bem claro ao Portal Veneza, nós moradores queremos uma solução, as fotos desta reportagem é resultado do trabalho da Prefeitura.
Está obra! Começo e terminou péssima. No início bocas de lobo sem tampa provocaram a queda de uma mulher que aliás estava a caminho do “trabalho”, hoje está correndo à trás de cirurgia sem nenhuma manifestação de apoio.e agora esta vergonha mal acabada.
Primeiro que quem está cobrando uma solução somos nós moradores! Só assim para começar a ver movimento de engravatados por aqui na obra desde o seu início. Segundo que é bem contraditório o que Sr Pierre falou, foi feito uma alteração para melhorar a segurança (ou seria para piorar!?!) mas logo em seguida falou que não podiam mexer no projeto original??? Chega de desculpas!!! Queremos uma solução. O que sabemos até agora é que nada foi feito e esta obra é uma vergonha para nossa comunidade.
Ciclo faixa com obstáculos… Ótima para treinamento de Dunhill e modalidade de Cross! Isso é só mais uma mostra do descaso das empreiteiras, seja em grande escala ou nivel Municipal…Reflexo do modelo de gestão!
“Reparos em defeitos da obra” kkkkk, a obra inteira é um defeito!!
Não necessitava levantar os 15 centimetros apenas o meio fio já iria dar segurança..Está obra mau feita não deveria ser paga pelos Prefeitura pois está fora do perdrão. Ciclista algum irá usar está espaço. isso é fato….
Biehl. Corrige o título da matéria. O correto é, comunidade exige reparos, pois a prefeitura teve 3 meses pra fiscalizar a obra, não fiscalizaram, deixaram largado, ai quando finalizaram a obra e viram a revolta da comunidade com o serviço podre que fizeram foram refazer. Total falta de respeito.
Se a prefeitura tivesse fiscalizado está obra não estaria a vergonha que está.
Opa! Corrige o título da matéria ali! Correto é: Comunidade exige reparos em defeitos na obra da ciclovia
pois é ,ficou horrivel ,tomara que nao tenham custos adicionais para esses reparos.