Colunistas Giovana Baroni

Cansaço emocional e a pandemia

blank

Nas últimas semanas várias pessoas vem me relatando sentir cansaço. Esse cansaço geralmente está atrelado a falta de disposição, dificuldade de sair da cama, angústia, dentre outros aspectos. Passo para lembrar que esse cansaço pode estar associado a: ausência de alguma vitamina importante no teu organismo, excesso de trabalho, excesso de preocupações, e ainda, questões de ordem emocional.

Lembro ainda que, estamos vivendo um momento de pandemia há mais de um ano. Essa sensação de tensão continua nos rodeando, diante do fato de que, quando pensamos que acabou, alguém próximo é contaminado, algum conhecido acaba perdendo a vida por isso, ou até mesmo as notícias que circulam.

São motivos o suficiente para que se sintas cansado, não? Pois é! Quando falamos em pessoas que vivenciam ansiedade, então, esse cansaço pode ser ainda maior. Pois além das preocupações reais, há os pensamentos acelerados, intrusivos e desgaste maior de energia para a elaboração dos mesmos.

Por isso, separei algumas sugestões que podem auxiliar a diminuir o teu cansaço, verifica o que te agrega e aplique caso se sinta confortável para tal:

– Tenha momentos de lazer (dentro das possibilidades, obviamente);

– Permita-se descansar;

– Evite notícias em excesso: organize UM momento do dia para acompanhar as notícias, e não o dia todo.

– Alimente-se bem, e procure ter uma boa noite de sono;

– Reconheça seus limites e saiba pedir ajuda quando necessário.

– Nem sempre vamos dar conta de tudo e está tudo bem!

– Quando estiver de folga, desligue-se das atividades profissionais.

O cansaço é um sinal físico e emocional de que precisamos pausar. Teu corpo está pedindo essa pausa. Que tal respeitar esse pedido? O que achas?

Se esse cansaço permanece, busque profissionais de saúde para verificar se, organicamente, está tudo bem com você!

Grande abraço! Se cuida!

Participe conosco! Envie suas dúvidas ou sugestões para o e-mail gihh_b@hotmail.com Fico à disposição também no Instagram: @psicologagiovanacbaroni

blank

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.