Candidatos que disputam eleição italiana cumprem roteiro na região

Os candidatos Walter Petruzziello que concorre pela terceira vez ao Senado italiano, e Luis Molossi candidato a deputado cumprem agenda nesta segunda-feira e terça-feira, dias 21 e 22 de janeiro, em Criciúma. Eles representam o Movimento Associativo Italia al Estero (Maie). A partir das 19h, participam de entrevista coletiva com a imprensa, na Sala de Reuniões, do Ibis Hotel.

Os cidadãos italianos residentes no Brasil poderão, em fevereiro, votar nas eleições gerais da Itália por correspondência. Os italianos residentes no país devem receber as cédulas para votar até o dia 6 de fevereiro. Ao contrário do Brasil, o voto na Itália é facultativo. Quem deseja participar deve preencher as fichas enviadas pelo consulado com a lista escolhida e o nome do candidato de preferência. Essas fichas devem ser recebidas pelo consulado até as 16 h do dia 21 de fevereiro.

O voto na Itália é pelo sistema de lista fechada, no qual os eleitores votam em uma lista de representantes – equivalente às nossas legendas. As cadeiras são distribuídas de acordo com a lista. Entretanto, para as vagas destinadas a estrangeiros, o sistema é por lista aberta. O eleitor deve votar em uma das listas disponíveis e destacar um dos candidatos. As vagas são distribuídas de acordo com os votos das listas, e os ocupantes das cadeiras são os mais citados.

O parlamento e o Senado italiano reservam, respectivamente, 12 e 6 vagas para residentes no exterior – sendo que quatro deputados e dois senadores são eleitos pelo distrito da América do Sul, que inclui o Brasil. Estão aptos a votar cidadãos italianos maiores de 18 anos. Ao todo, cerca de 350 mil pessoas podem votar em todo o país.

Cris Freitas

Os candidatos Walter Petruzziello que concorre pela terceira vez ao Senado italiano, e Luis Molossi candidato a deputado. Foto: Marco Kori
Os candidatos Walter Petruzziello que concorre pela terceira vez ao Senado italiano, e Luis Molossi candidato a deputado: (Fotos: Marco Kori)

 

4 Comentários

  1. Estou lendo sempre o perfil dos candidatos , para naõ cometer erros na hora de votar , pois , á distancia tudo fica mais difícil . Non é vero ?

  2. Esperamos que com essa nova eleição algumas burocracias mudem, facilitando melhor a documentação junto ao consulado.