Nesta quinta-feira, 26 de setembro, às 20h, a Camerata di Venezia apresenta o concerto “Do Sacro ao Profano” no Teatro Municipal de Nova Veneza. A entrada é gratuita, sem necessidade da retirada de ingressos e com transmissão ao vivo no canal oficial da orquestra no YouTube (youtube.com/cameratadivenezia).
No repertório, com a direção artística e regência de Luiz Fernando São Thiago, música de concerto do alto barroco (Barroca), música de transição para o classicismo (Rococó), música moderna e romântica baseada no folclore Húngaro (música cigana). Um programa fascinante que transita pela música sacra barroca do séc. XVI à música profana retratada por compositores românticos e modernos. Destaque para os solos de violino de Josias Modolon e Kemilly Inácio (Spalla) nas obras com música cigana.
O evento tem medidas de acessibilidade para o acesso, vídeo introdutório com audiodescrição e intérprete de Libras. Além disso, haverá um ponto de coleta de doações para o RS em que serão aceitos: alimentos não perecíveis, cobertores, toalhas e produtos de higiene pessoal.
Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura com o patrocínio da Diamante Geração de Energia, Usipe, Imepel, Bistek Supermercados e Imbralit, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio: ACIC – Associação Empresarial de Criciúma, Prefeitura de Nova Veneza e Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Librelato, Refricril, Farben e SG2 digital. Realização: Associação Cultural Camerata di Venezia, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Programa:
VIVALDI | Concerto para cordas em Ré Maior, RV 121
I. Allegro molto
II. Adágio
III. Allegro
J. S. BACH | Air da Suíte nº 3 em Ré Maior
C. P. E. BACH | Sinfonia III em Dó Maior
I. Allegro assai
II. Adágio
III. Allegretto
BARBER | Adágio para cordas, Op. 11
MONTI | Czardas
Solista: Josias Modolon, violino
BARTÓK | Danças Folclóricas Romenas para cordas
I. Jocul cu bâtă (Dança do bastão)
II. Brâul (Dança da faixa)
III. Pe loc (Em um ponto)
IV. Buciumeana (Dança de Bucsum)
V. Poarga Românească (Polca romena)
VI. / VII. Mărunțel (Dança rápida)
Orquestra Camerata di Venezia e Temporada 2024
Fundada em 2017 por Moisés de Souza, a Camerata di Venezia é uma orquestra de cordas sediada em Nova Veneza/SC. O conjunto vem atuando profissionalmente desde 2019 com a fundação da Associação Cultural Camerata di Venezia, mantenedora da orquestra.
A cada ano um novo passo e novas conquistas, sendo contemplada em projetos e editais de incentivo à cultura. Em 2023, apresentou um projeto ambicioso e arrojado por meio do apoio da sociedade, do poder público local e em especial do empresariado da região, capitaneados pela Acic de Criciúma, para a executar do projeto da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentando 20 concertos distribuídos em onze cidades no sul do estado. No presente ano de 2024, vem dando continuidade aos concertos mensais através do novo projeto da Lei Federal de Incentivo à Cultura, este já em fase de execução, para a realização de 21 concertos.
Luiz Fernando São Thiago, direção artística e regência
Bacharel e mestre em práticas interpretativas com especialidade no violino pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc. Tem exercido intensa atividade profissional como professor, instrumentista e regente a nível nacional e no exterior por mais de 30 anos.
Josias Modolon, violino
Natural de Tubarão, estudou violino com Izabela Köenig e João Eduardo Titton pela Udesc, onde também participou da Orquestra Acadêmica e do Quarteto de Cordas. Teve masterclasses com Paulo Bosisio, Cármelo de los Santos, Borgomanero entre outros. Atualmente é integrante da Camerata di Venezia.
“Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.”