Por Mariane G. Rodrigues

Casa cheia, foi essa a cena na noite dessa quarta-feira, 24, na Câmara de Vereadores de Nova Veneza.  

A Sessão realizada na noite dessa quarta-feira, 24, foi em comemoração aos 74 anos da tomada de Monte Castello pela força expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial.

Soldados do Exército, Comandantes, autoridades municipais e população em geral prestigiaram uma bonita homenagem de autoria do Vereador Aroldo Frigo Junior (PSDB), e aprovada por unanimidade pelos demais vereadores.

Uma moção de aplauso foi entregue ao comandante do 28° Grupo de Artilharia de Campanha, grupo Severiano Martins da Fonseca, tenente-coronel Souza Neto, pelos trabalhos Cívicos, morais, éticos e de cidadania a frente da instituição. Além disso, foi realizada a entrega da flâmula do legislativo ao capitão de fragata da reserva da Marinha do Brasil, Ademir Argolo Cardoso e o subtenente de reserva da Força Aérea Brasileira, Valdemiro Moro.

“Essa Sessão é uma forma de agradecer aqueles pracinhas que fizeram parte da história de Nova Veneza, e nos fizeram entender um pouco mais da história do Exército Brasileiro, por isso, nosso muito obrigado, por nos mostrar toda a essência deste trabalho tão bonito realizado ao longo dos anos”, afirmou o vereador autor do requerimento.

Presenças importantes no evento

Prestigiaram o evento, o deputado estadual Marcos Vieira, representando o poder Legislativo de SC.  Tenente-coronel de Artilharia, José Ribamar Cândido de Sousa Neto, comandante do 28º GAC, representante do exército Brasileiro no extremo Sul Catarinense. Capitão de fragata da reserva da Marinha do Brasil, Ademir Argolo Cardoso. Subtenente da reserva da Aeronáutica do Brasil, Valdemiro Moro. Coronel da Polícia Militar, comandante da 6ª Região, Cosme Manique Barreto, comandante da Polícia Militar em Forquilhinha, 2º tenente Lennon Fiorillo, além do comandante da Polícia Militar em Nova Veneza, 3º sargento Andrey Cláudio Teixeira

“Somos tomados por emoção, por receber uma homenagem como essa. E quero agradecer, e dizer que a recíproca é verdadeira, pois Nova Veneza é um lugar fantástico. Representando aqui o Exército Brasileiro eu só posso agradecer. Este ato de representar os 74 anos da Batalha de Monte Castelo, representa um reconhecimento ao Exército Brasileiro, mas também a história do Brasil. Meus cumprimentos e agradecimentos por este ato, que é símbolo de patriotismo” disse o comandante do 28º GAC, tenente-coronel Sousa Neto.

O prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo, também participou da solenidade e deixou sua mensagem. “O ato heroico dos soldados brasileiros no outro lado do oceano Atlântico, foi de extrema importância na Segunda Guerra Mundial, e ainda hoje é lembrado. Por isso, em nome do Poder Público de Nova Veneza, representando todos os cidadãos de nosso município, registro nossa gratidão aos soldados do Exército Brasileiro, pelo amor dedicado à pátria e a incansável luta pela paz entre os homens”, afirmou Frigo.

Como forma de homenagear os ex-combatentes, heróis brasileiros da Segunda Guerra Mundial, a banda do 28º GAC executou a canção da Força Expedicionária Brasileira (FEB). A solenidade encerrou com uma belíssima apresentação dos grupos: Coral Peregrinos da Montanha e Camerata di Venezia, ambos de Nova Veneza.

Foto: Arlei Cardoso
Foto: Arlei Cardoso