Na noite desta terça-feira, 28, sete indicações foram aprovadas, totalizando 106 indicações em 2018
A sessão ordinária desta terça-feira, dia 28, na Casa Legislativa de Nova Veneza, foi marcada pela aprovação de sete indicações, todas por unanimidade pelos legisladores no plenário. Somente em 2018, os vereadores já aprovaram 106 indicações direcionadas ao poder Executivo.
A indicação do vereador Edaltro Luiz Bortolotto, o Dalto (PSDB) durante a sessão, foi para a instalação com urgência de uma academia ao ar livre, no bairro Jardim Florença. Também pede que a secretaria competente faça a retirada do parque infantil que está instalado ao lado do Centro Comunitário de Jardim Florença e recoloque no terreno do município, que fica ao lado do Posto de Saúde da comunidade. “Partindo do princípio que nós estamos lá no Jardim Florença fazendo investimentos bastante pesados com a construção da passarela, e com o projeto da arquibancada em andamento, a gente também solicita a mudança do parque infantil, onde está totalmente aberto e lá vai gato, cachorro, então a gente pede para colocar em local seguro e cercado. Junto neste local colocar a academia ao ar livre, que o Babu, secretário de esporte, está providenciando para que possamos completar o quadro de obras naquela comunidade”, disse Dalto.
A outra indicação do mesmo vereador é também a instalação com urgência de 20 luminárias de led, com braços de 3,5 metros, na rua 14 de Julho, localizada no distrito de São Bento Baixo, iniciando em frente à Gruta Madonna Di Monte Berico até a residência do morador Vitorio Bortolotto. “Essa indicação é necessária por motivo de segurança no nosso interior. A rodovia 14 de Julho é uma rodovia bastante utilizada para caminhadas, também pelas pessoas que andam de bicicleta. Nós temos lá um trecho de 1500 metros, que é desde a Madonna Di Monte Berico até o Vitorio Bortolotto lâmpadas de 80w, lâmpadas antigas. Então a gente está solicitando junto ao poder público municipal 20 luminárias de 250w de led”.
Na oportunidade o vereador lembrou que participou recentemente de uma reunião para tratar do assunto junto com alguns moradores daquela localidade e com o prefeito Rogério Frigo e ficou definido que uma nova reunião será agendada junto com a cooperativa.
Também referente à iluminação, a indicação do legislador Edgar Preis (PP), segundo ele, atendendo a pedidos dos moradores da Vila Maria, foi para o conserto da iluminação da praça que fica em frente a Igreja daquela comunidade.
Por sua vez, o vereador Carlos Eduardo Ghislandi, o Dado (MDB) solicita uma revisão para conserto, limpeza e manutenção dos aparelhos climatizadores de ar das capelas mortuárias do município de Nova Veneza. “Tive a notícia aqui pelos colegas vereadores de que o ar condicionado na casa mortuária aqui de Nova Veneza já foi trocado. Agradeço o Executivo pelo fato. No Caravaggio é responsabilidade do Santuário pelo o que me informaram, então não cabe a mesma indicação, mas lá o ar condicionado não está funcionando, então fica a dica. Peço que se em outras capelas mortuárias do município não tenham climatização que sejam colocados ou revisadas onde já tiver”, pediu Dado.
Por fim, três das indicações da noite foram solicitadas pelo vereador Altevir Selésio Amboni (PP). Umas delas é para que seja feito reparos na ponte sobre o Rio Sanga, que fica próxima da residência do Joceir Bez, na comunidade de São Bento Alto. Pede também que seja realizada a reconstrução da cabeceira da ponte em frente aos aviários do Américo Farias, na comunidade de Rio Cedro Alto. “Estive na festa do idoso na Vila Maria e na volta resolvi entrar nessa rua para ver as condições da ponte, porque o Edgar já fez essa indicação há uns dois meses atrás, e algumas pessoas já me disseram que tinham colocado tábuas lá. Eu fui lá verificar e está cercado mesmo com tábuas, então espero que tomem providência antes que aconteça alguma coisa”, alertou o vereador.
Por medida de segurança e atendendo à pedidos da comunidade, de acordo com Amboni, é necessário com urgência a realização da pintura das faixas de sinalização nos trechos que possuem pavimentação asfáltica entre o Rio Sanga e a comunidade de São Bento Alto, até o final do asfalto, e também no asfalto existente no trecho da Linha Pasetto, Vila Maria e na comunidade de São Francisco.
O legislador Claiton Zanzi (MDB), parabenizou o vereador autor da indicação e aproveitou também para fazer seu pedido para a Administração Municipal. “A gente sabe que a Administração recolhe todo ano um valor referente a multas, e por obrigação tem que ser aplicado no trânsito. Nós temos um problema grande com ausência de placas e pinturas de faixas, quem sabe usem esse dinheiro derivado das multas na melhoria do trânsito”.
O presidente da Casa Legislativa de Nova Veneza, Eloir Minatto, o Biro Biro (PSD) também comentou a respeito da indicação feita pelo vereador Altevir. “O poder público tem que cuidar na parte que está feito o asfalto com a sinalização, mas também onde não tem o asfalto, porque é uma estrada muito estreita e fechada, por isso tem que ter uma preocupação muito grande. Quando terminar aquela obra, a alta velocidade de pessoas de fora que não conhecem a estrada, pode causar acidentes, então tem que terminar a obra e já fazer a lombada junto, para depois não precisarmos ficar fazendo indicações de lombadas aqui. Então já peço ao setor de planejamento que quando for fazer a obra que já coloquem as lombadas em certos trechos”, finalizou o presidente.


