Hoje vamos conhecer um pouco sobre a família Bortoluzzi que teve seu império comercial e industrial em Nova Veneza e região. Os Bortoluzzi vieram do pequeno município de Soverzene que hoje tem uma população um pouco mais de 500 habitantes e que fica na margem esquerda do famoso Rio Piave na província de Belluno, região do Vêneto no nordeste da Itália. Eles chegaram ao sul de Santa Catarina em maio de 1877.
Em dezessete de março de 1877, o Senhor Joaquim Caetano Pinto Junior, um contratador de imigrantes, conduz do Porto de Havre na França até a cidade de Rio de Janeiro no Brasil, o vapor (navio) denominado Rivadavia, de bandeira Francesa, trazendo a bordo 294 imigrantes italianos. Esta foi a primeira leva de imigrantes do sul de santa Catarina assentados na Colônia de Azambuja, na qual estava os “Bortoluzzi”.
Em 1891, quatorze anos depois, nascia à colônia di Nuova Venezia, parte dela hoje é Nova Veneza que foi a sede. Os Bortoluzzi já radicados conheciam bem a região, a língua e futuro promissor do grande projeto da extensiva Colonia Nuova Venezia e migraram para ela ainda no princípio. Visionários, industriais e comerciantes fundaram a empresa “Bortoluzzi Irmãos” que além do comércio local, havia várias filiais em municípios da região sul catarinense e tinham um grande abatedouro (foto) de suínos, no local onde hoje é a Praça da Chaminé na área central de Nova Veneza, no local que acontece a festa da gastronomia.
Produziam banha e embutidos, e parte da produção era exportada, prodigioso para a época. Os Bortoluzzi deixaram sua marca histórica principalmente em Nova Veneza e região como pessoas importantes em vários segmentos, destaco para representa-los o saudoso Alfredo Bortoluzzi por duas vezes ex-prefeito de Nova Veneza, sendo o primeiro eleito, os Bortoluzzi tem muitos nomes de ruas, praça, bairro, centro comercial e até o nome do novo aeroporto de Jaguaruna Humberto Ghizzo Bortoluzzi.
No centro de Nova Veneza ainda hoje se conserva a casa onde fora sede comercial e administrativa da “BI” (Bortoluzzi & Irmoãos), no local onde hoje funciona a Casa do Chico galeteria e pizzaria. “Bela storia, brava zente!!!”
In’Italia
Começando pelo meu amigo conterrâneo Ricardo Ghisleri que mora e trabalha na Itália, vamos saber dele e de outros amigos que vivem em outros países quais os reflexos e sentimentos vividos por eles neste momento brutal do novo coronavírus. Ricardo mora na fração de Quinto de Verona na sede da Província de Verona com o seu filho João de dezessete anos que jogar futebol amador.
Tanto a profissão do pai de caminhoneiro como a do filho João de desportistas estão totalmente parados e isolamento social com rígida fiscalização das autoridades competentes. Ricardo diz que o povo italiano está sendo muito solidário, inclusive o proprietário do apartamento que reside isentou totalmente o pagamento do aluguel no período do coronavírus. Mas os altos índices de morte na Itália deixou o povo muito preocupante e triste afirma o neoveneziano Ricardo. “Ghe stemo tuti a caza!!!”
In Germania
Rodrigo Viola natural da comunidade de Santo Antonio no município de Siderópolis e sua esposa Kamila Pattel mora em Tettnang região de Bodensee no sul da Alemanha, eles são proprietários de uma sorveteria em franquia.
Com restrições do coranavírus, a sorveteria já atende por pedido com entrega a domicílio, ou na loja. Segundo Rodrigo que emprega outras pessoas da região, afirma que aos poucos a situação está melhorando. No registro além do casal, Eduardo Pattel e sua esposa Eduarda Souza. “Bravi!!!”
In Gran Bretagna
Meu amigo Junior Vettorazzo que moramos juntos na Itália com sua esposa Teresinnha Colonetti, hoje eles moram Hampton Court , em Londres com a filha Beatriz de doze anos.
Eles também estão vivendo o drama do novo coronavírus que está afetando muito a Inglaterra com números altíssimos de mortes. Passamos 24 horas no confinamento social, o registro fotográfico externo foi exclusivo para mandar para sua coluna diz a Teresinha. “Grasie!!!”
Tra Austria e la Germania
A amiga urussanguense Zuleima Piva que mora há oito anos em Friedrichshafen na divisa da Alemanha com a Áustria diz que o país da muita assistência e solidariedade neste momento cruel do novo coronavírus. “Brava!!!”
In Stati Uniti
O amigo desde infância o neoveneziano Murilo Bratti há doze anos mora nos Estados Unidos em Staten Island em Nova York e diz que o pais está impondo restrições para a não propagação do novo coronavírus, mas, ele como é amante do ciclismo diz tem alguns espaços que podem praticar os esporte na individualidade. Mas os números de afetados e mortes são assustadores afirma o nosso conterrâneo Bratti. “Atento tozaton!!!”
FAMÍLIA BORTOLUZZI UM MARCO CULTURAL E ECONÔMICO NA CIDADE DE NOVA VENEZA.PARABÉNS
Os Bortoluzzi eram muito amigos do meu bisavô Giovanni Ghisleri. Giovanni foi embora para Ibiporã no norte do Paraná em 1936 e mantinha sempre o contato com eles por carta porque ambos trabalhavam no mesmo ramo que era banha ou suínos.
Realmente, Bortoluzzi &Irmãos construíram um império econômico na região Sul. Parabéns! Coincidentemente, a Família Búrigo (nossa dindinha era Maria Búrigo Cirimbelli), também são oriundos de Soverzene. Ainda. agora, familiares de Búrigo são Sindaco na localidade.