Uma guarnição do Corpo de Bombeiros de Criciúma, esteve por volta das 17h30min desta quinta-feira, 7, no Morro do Caravaggio, no limite entre os municípios de Nova Veneza e Criciúma. O objetivo da missão era combater vários focos de incêndio na vegetação rasteira localizada na margem da rodovia AE-446A.
Os bombeiros trabalharam por cerca de 40 minutos para conter o incêndio. A ocorrência foi uma das quatro chamadas de fogo em vegetação recebidas somente hoje pela central de emergência da corporação.
A incidência deste tipo de fato é característica das altas temperaturas associada à falta de chuva. “Tivemos de atender quatro chamados deste tipo somente nesta quinta-feira. Fatores naturais, bituca de cigarro jogada por motoristas ou até mesmo um pedaço de vidro e sol, podem iniciar o fogo” revelou o responsável pela operação, sargento Carlos.
Mas segundo uma testemunha, o incêndio de hoje foi provocado por uma pessoa que ao descer o morro, estava iniciando os focos.
Crime
O crime de incêndio está previsto no artigo 250 do Código Penal – Decreto Lei 2848/40. Consiste em causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem. A pena prevista é de 3 a 6 anos de reclusão, acrescida de multa.