Eu rasguei dias e noites no interior de viaturas do Corpo de Bombeiros. Eram ocorrências de todo tipo, incêndios, acidentes, incidentes, partos, buscas e outras. Mas o carro chefe do serviço, era e é o incêndio, sendo que desde sempre a prevenção age de forma firme para não ocorrer tal sinistro.
Ai que entram os vistoriadores, eles estão por ai fazendo o que a eles competem, vistoriando. Deferindo, indeferindo, notificando, dando prazo, orientando, e em tratativas diárias para que a economia possa funcionar, progredir.
Por vezes as pessoas atendidas não entendem o porquê de tantas exigências, até acho compreensível, envolve gastos que num primeiro, segundo, terceiro momento não terão retorno. Só ocorrerá o dito retorno, quando num evento adverso, leia-se incêndio, os sistemas cobrados lá atrás pelo vistoriador, funcionarem a olhos vistos pelos presentes na edificação … em chamas!
Vou ser um pouco mais incisivo, estes Bombeiros e Bombeiras das vistorias já atenderam ocorrências onde o sistema funcionou a pleno, e por terem vasto conhecimento teórico e gigante no combate, sabem o que estão pedindo a você.
Pergunte aos militares sobre ocorrências de incêndios, quantos atenderam, sobre vítimas com graus diversos de queimaduras, pessoas … corpos carbonizados … ou daquelas vítimas que saíram andando em meio a fumaça inalada, e “partiram” dias depois nos hospitais …
É eu sei, sei mesmo! Isso não acontece só em filmes norte-americanos, onde ao final tudo acaba bem. Ou em algum lugar sempre longe daqui. Os incêndios em edificações com ou sem pessoas no interior, podem surgir a qualquer momento e seguido de pânico … e para isso temos a vacina que pode atenuar as perdas, a qual chamamos de prevenção … que chegaram bem antes com os Bombeiros e Bombeiras naquela vistoria …
Agora já por dentro do certame, você pode escolher … quer receber os Bombeiros para vistoriar ou para apagar o incêndio … atualize sua situação.
Eu sou Carlos Cypriano, especialista em Segurança Contra Incêndio e Pânico.