Biólogo neoveneziano inicia pesquisa inédita sobre a diversidade de lagartos em SC

POR FRANCINE FERREIRA COM EDIÇÃO DE WILLIANS BIEHL

Projeto científico está em andamento por iniciativa do biólogo João Gava Just.

Conhecer e documentar os padrões de diversidade dos lagartos de Santa Catarina, bem como a distribuição das 20 espécies existentes no Estado. Este é o objetivo do projeto científico de autoria do biólogo neoveneziano João Gava Just, cujo trabalho já foi iniciado pelo pesquisador.

Conforme João, a intenção é, também, escrever a história sobre a pesquisa de lagartos em Santa Catarina, o que já se sabe. “Estou visitando coleções cientificas, já fui para o Paraná, e saindo de Tubarão, mais uns dias vou para a FURB (Universidade Regional de Blumenau) e para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URGS), e já estou agendando uma visita para o Museu de Zoologia de São Paulo”, conta.

Posteriormente, de acordo com o pesquisador, a ideia é escrever um artigo científico, uma vez que ainda não há nenhum estudo mostrando um panorama geral sobre a biodiversidade de lagartos em Santa Catarina.

“É um projeto bem legal, estou contando com a ajuda do pessoal dos museus, de universidades, amigos e desconhecidos que estão me mandando registros. Vou montando uma planilha para depois analisar tudo com ferramentas estatísticas e escrever uns dois artigos, para publicar em revistas científicas”, finaliza Gava.

O pesquisador pretende ainda, que os dados coletados possam se tornar parte da sua tese de doutorado, que planeja realizar nos próximos anos.

Para ajudar na pesquisa, você pode enviar pelo WhatsApp (48 988-584-166), fotos de lagartos encontrados no Estado, inclusive se já estiverem mortos.