Colunistas

Da Belun par Nova Venèssia

Alguns integrantes da comitiva italiana da província de Belluno que veio a Urussanga participar da festa “Ritorno Alle Origini” passaram o sábado chuvoso em Nova Veneza. Entre eles, o ex-governador de três mandatos da Província de Belluno, o arquiteto Oscar De Bona que hoje é preside a associação mundial “Bellunesi Nel Mondo” e vice-presidente da Uniae (Unione nazionale associazioni immigrati ed emigrati) e Moreno De Val prefeito do município San Tomaso Agordino.

Os italianos e mais um grupo de amigos foram recepcionados pelo empresário Urusanguense Olvacir Fontana que tem um dos mais belos sítios de Nova Veneza localizado no distrito de Caravaggio. Estavam presentes: o deputado federal Ronaldo Benedet, prefeitos de Criciúma Clésio Salvaro, Rogério Frigo de Nova Veneza Rogério Frigo e vereador neoveneziano Aroldo Frigo Junior.

Depois das saudações entre o anfitrião Fontana e autoridades presentes, foi servido um dos pratos mais típicos do Brasil, o delicioso churrasco. No final tarde o vereador Frigo acompanhou a comitiva que foi timbrar seus passaportes com o carimbo turístico extraoficial da gôndola. É bom lembrar que Aroldo foi o criador da lei do carimbo turístico. De Bona pediu as autoridades neovenezianas presentes que reativem a associação Bellunesi Nel Mondo de Nova Veneza, para que haja mais intercâmbios entre a província de Belluno e seus oriundos neovenezianos.

Festa Deea gastronomia

Faltam menos de três semanas para a décima terceira edição da tradicional festa da gastronomia de Nova Veneza, mas, neste sábado inicia um dos pré-eventos, o Baile de Gala, também conhecido por baile de mascaras.

A luxaria de épocas acontece no Palazzo Delle Acque. Este ano a festa traz show nacional com Wesley Safadão no estádio Darci Marini na sexta feira dia 16 dezesseis. Mesmo que para entrar no show é somente com ingresso pago, a secretária de cultura e turismo de Nova Veneza Susan Bortoluzzi Brogni afirma que o Safadão é um presente para Nova Veneza.

No registro fotográfico, o vereador Aroldo Frigo Junior, o prefeito Rogério Frigo com O Italiano Oscar De Bona. Chi laora magna, chi non laora magna, beve e canta!!!

Sul mare Lucica

Quintino De Mattia proprietário do “Pesque-pague Lomba” que fica na localidade de Rio Jordão, foi passear nas águas cristalina em Maceió no litoral alagoano com sua eterna “morosa” Rita Ghislandi De Mattia, a filha Sandra e o genro, o empresário Nivaldo Cùnico e o casal Jean Cùnico e Taciane Ronchi.

Aproveito para agradecer seu Quintino pelo convite da festa junina que acontece no sábado dia dezessete de junho no seu pesque-pague. Com certeza estaremos presente. Meno el  Bauco e la Nona Angelina par magnar mandolin!!!.

Gersey, bee muche nasional

Lageana Rosinete Souza Effting há mais de três décadas reside na área central de Nova Veneza, ela é tem um dos melhores planteis de gado leiteiro do Brasil. Rose como é carinhosamente conhecida, conquistou muito títulos, inclusive nacional.

Ela é presidente da ACCB (Associação Catarinense Regional Sul de Braço do Norte), que na semana passada conquistou um titulo nacional. O Plenário federal aprovou o projeto de lei da Câmara (PLC 74/2013) que confere ao município de Braço do Norte (SC) o título de “Capital Nacional do Gado Jersey”. A proposta segue para sanção presidencial. O projeto é do deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC) e teve como relator, na Comissão de Educação (CE), o ex-senador Inácio Arruda.

Na justificativa da proposta, o autor conta que a cidade “realiza, anualmente, a maior exposição de gado Jersey da América Latina” e que acredita ser importante para o município ter notoriedade nacional e internacional, pois isso “impulsionará a economia local que se baseia, principalmente, no manejo do gado leiteiro”.

Características como a rusticidade e a adaptabilidade, a precocidade leiteira e a longevidade tornaram-na atraente para os produtores da região do Vale de Braço do Norte, onde predominam as pequenas e médias propriedades, frequentemente em terreno acidentado. Brava, bravissima… Conplimenti!!!

Fontana in famèja

No registro fotográfico o empresário Olvacir Bez Fontana e sua bela esposa Luciana Rosso Bez Fontana que receberam a comitiva italiana no último sábado em sua cinematográfica casa toda em pedra ferro (basalto preto). Localizada no território do principado caravaggiano, para mim é uma das mais belas construções da nossa capital mundial da Polenta. Bei morosi!!!

Bravissima Daiane

Nossa atleta neoveneziana Daiane Marangoni Furlan conquistou mais duas corridas. Desta vez foi na Ilha do Mel em Paranaguá no estado paranaense. Daiane chegou em primeiro lugar no sábado na prova de 6 km, e no domingo venceu a prova dos 9 km.

Daiane vem surpreendendo a cada competição que participa. O que falta para ela, é patrocínio, ate o momento ela tem o patrocínio da “Academia  Bella Forma” de Forquilhinha, mas, não cobre suas despesas.  Sei forte Daiane… Conplimenti!!!

BAUCANDO

Festa de Nossa Senhora do Caravaggio foi prejudica com as fortes chuvas torrenciais seguidas que não deram trégua. O tempo dificultou muito os milhares de peregrinos romeiros que fazem caminhadas até o Santuário Diocesano de Caravaggio. Far che? Quando piove cuà femo conpagna quei de Urussanga…  Lassa che piove!!!

Faltam poucos dias para abrir o primeiro hotel no distrito de Caravaggio denominado de Dolomiti em alusão as famosas e mais altas montanhas dos nordeste da Itália. O hotel já é um cartão postal e fica a poucos do santuário de Nossa Senhora do Caravaggio. Un beo laoro, un bel posto!!!

 

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.