Balanço da NBA 2020, e o que esperar de 2021?

A época do Basquete norte americano fechou! Os Los Angeles Lakers venceram o título, após 10 anos de jejum. 2020 trouxe caras novas, como o base Ja Morant, mas também a confirmação da qualidade de jogadores experientes, com destaque para o MVP das finais, o lendário Lebron James. Mas esse ano teve também algumas surpresas, como a presença dos Miami Heat, campeões da zona Este, na série decisiva da prova.

Olhando os parâmetros ofensivos, James Harden foi o rei dos pontos, averbando média de 34,3 pontos convertidos por jogo, seguido de dois atletas com média de 30 pontos ou mais por desafio, sendo eles Bradley Beal e Damian Lillard. Já no capítulo das assistências, dominaram Lebron James, Trae Young e Luka Doncic, que com médias de 10,2, 9,3 e 8,8 assistências, formaram o pódio dos passes para cesto. Os melhores concretizadores de 3 pontos foram James Harden, com média de 4,4 triplos convertidos por duelo, Damian Lillard, com média de 4,1 e Buddy Hield, que alcançou média de 3,8 cestos por jogo, para lá da linha de 3 pontos.

No capítulo defensivo, os líderes de roubos de bola têm os nomes de Ben Simmons, Kris Dunn e Andre Drummond, com 2,1 2 e 1,9 de média de interseções por encontro. Nos desarmes de lançamento não houve pai para Whiteside, Brook Lopez e Anthony Davis, que registaram 2,9, 2,4 e 2,3 blocos por desafio. Terminamos com os líderes de ressaltos, tanto defensivos como ofensivos: Andre Drummond, Clint Capela e Giannis Antetokounmpo averbaram médias de 15,2, 13,8 e 13,6 por jogo.

O MVP da época foi o grego Giannis Antetokounmpo, dos Bucks, que registrou 29,5 pontos por jogo, bem como 13,6 ressaltos e 5.6 assistências por duelo, averbando ainda médias de 1 roubo de bola e 1 bloco por desafio. Nas finais da prova, surgiu King James, que levou às costas os Lakers rumo à vitória por 4-2 frente aos Heat, tornando-se o único basquetebolista conquistando a NBA e a ser considerado o MVP das finais por três times diferentes.

Em 2021 irão certamente explodir mais alguns jogadores e dos novos rookies deverão aparecer surpresas fantásticas, tal como é costume. Os Lakers partem como favoritos, após vencerem este ano, mas tem muitas muito times  que podem entrar na equação do título, até porque este ano os Playoffs ditaram inúmeros desfechos que não eram esperados, como o campeão da Conferência Este por exemplo, os Miami Heat.

O espetáculo está garantido para a próxima época, começando pelo Draft animado, a Fase Regular importante e os decisivos Playoffs, numa competição em que tudo é possível, como demonstrou 2020, sendo impossível prever o próximo campeão neste momento! A melhor solução é ficar atento às previsões dos especialistas, como o site Wincomparator, que todos os anos establece seu prognóstico sobre o vencedor da NBA. Nas próximas semanas, acreditamos que exista essa previsão, na página prognósticos NBA da Wincomparator. No final de Dezembro começa a NBA 2021! Difícil esperar!