Audiência pública vai debater instalação do Procon em Nova Veneza

Audiência está marcada para o dia 5 de junho, às 19h30 na Casa Legislativa do município.

A instalação do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) em Nova Veneza, está cada vez mais perto de acontecer. Mais um passo foi dado, com uma reunião na manhã desta quinta-feira, 3, na Câmara de Vereadores, para tratar da instalação do órgão no município, que resultou no agendamento de uma audiência pública para o dia 5 de junho, às 19h30 na Casa Legislativa.

Estiveram reunidos,  o diretor do Procon de Santa Catarina, Michael da Silva, o coordenador executivo do Procon de Criciúma, Gustavo Colle, o presidente da Câmara, Eloir Minato – Biro Biro (PSD), o vice-presidente, Arlindo da Silva (PSDB), os vereadores Edaltro Bortolotto – Dalto (PSDB), Claiton Zanzi (PMDB) e Altevir Amboni (PP).

A reunião aconteceu por meio do requerimento do vereador Edaltro Bortolotto – Dalto (PSDB), votado e aprovado pelos legisladores na sessão ordinária do dia 24 de abril, na qual solicitava o agendamento de uma reunião para debater sobre os procedimentos, documentos e processos necessários para viabilizar a implantação do Procon em Nova Veneza,

Para o vereador Dalto, a instalação do Procon em Nova Veneza é uma necessidade para o município, que não vem para aplicar multa ou perseguir estabelecimentos, mas, fiscalizar, esclarecer, conscientizar e educar o cidadãos de seus direitos e deveres. “Muitos consumidores que hoje são lesados por bancos, empresas, tem que se deslocar para fazer a sua reclamação em Criciúma ou em municípios vizinhos. A instalação do Procon aqui, vai resolver isso. Nós temos uma demanda de aproximadamente 60 a 80 pessoas que saem de Nova Veneza e que vão para o município de Forquilhinha mensalmente fazer reclamações no Procon de lá. Com o Procon aqui, as reclamações serão feitas aqui mesmo e resolvidas aqui no município, sem precisar se deslocar”, enfatiza.

O vereador destaca ainda, que a instalação do Procon no município é uma decisão que vai ser tomada em conjunto com a sociedade, por isso, a importância de todos participarem da audiência pública ouvindo e opinando.

Rafaela Trombin Maciel

DSC_0461