Audiência Pública no Senado debate doenças nas agroindústrias

As doenças do trabalho nas agroindústrias e outros setores foram debatidas hoje (15) em Audiência na Comissão de Direitos Humanos no Senado. A Audiência foi solicitada pelo Senador Paulo Paim (PT). O presidente do Sindicato da Alimentação de Criciúma e região (Sintiacr) Célio Elias, esteve presente representando a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Contac).

Participaram ainda, as centrais sindicais e representantes patronais. O índice de acidentes relacionados ao trabalho é alto. No Brasil, por ano morrem na média 3 mil trabalhadores. Na explanação, Célio apresentou o caso de uma trabalhadora que foi vítima de acidente do trabalho em uma empresa da região de Criciúma. “A sua mão foi amputada e agora seu beneficio negado na Previdência por entender que já esta com condições de trabalho, mas a agroindústria não aceita seu retorno”, explica Célio. O Senador Eduardo Suplicy, aprovou um requerimento solicitando todas às providencias urgentes por parte da empresa em restabelecer seus direitos. Como resultado foi agendado encontro dia 23 de abril entre trabalhadores empresários e governo para debater medidas urgentes de proteção ao trabalhador.

Mobilização pelo reajuste dos aposentados

Na capital federal os sindicalistas aproveitaram para tratar da política salarial dos aposentados que recebem beneficio acima de um mínimo retroativo a janeiro de 2012. A reunião foi realizada com Senador Paulo Paim (PT). “O reajuste do mínimo foi de 14% e para quem ganha acima de salário mínimo de apenas 6,08″, lembrou Célio. As centrais sindicais definiram grandes mobilizações de pressão durante o mês de abril.

Maristela Benedet