Atletismo neoveneziano é só alegria!

Acumulando conquistas e sucessos o Atletismo de Nova Veneza é um exemplo marcante e vitorioso do que resulta um trabalho organizado, consciente e dedicado. Afinal conseguir troféus por equipes em Olesc e Joguinhos Abertos é coisa só sonhada por grandes cidades.

Para completar a temporada nossos atletas, Juliano Dalmolim e Larissa Lúcio alcançaram medalhas de prata e ouro (duas) respectivamente nos Jogos Abertos de Santa Catarina. Agora é torcer para que o grande projeto do Roberto Bortolotto auxiliado pelo Prof. Geraldo tenha sequência e busque voos mais altos.

Um aspecto muito importante a ressaltar neste contexto é a valorização de atletas de nosso município que são garimpados nas competições escolares e recebem todo um treinamento e suporte para as competições.

Pena que esta valorização da “prata da casa” não é feita em outros segmentos de nossa cidade onde instituições e pessoas que prestam e prestaram serviços sendo “parceiros” por toda uma vida são relegados e preteridos sem ao menos um “alô” e outros recém chegados sem nenhuma conotação comunitária são privilegiados.

Quem educa é pai e mãe!

Uns dias atrás me deparei com uma frase que se coaduna inteiramente com o meu modo de pensar: “Quem educa é pai e mãe, a escola abre as portas do conhecimento.”

E atrelada a ela associei uma visita que fiz na Secretaria de Educação atendendo ao convite do Secretário Heriton Sandrini (Babu) amigo de longa data dede os tempos que nos enfrentávamos em nossa juventude pelas quadras de futsal da região.

Na oportunidade da visita ainda estávamos com as restrições impostas pela epidemia do Covid e o desafio de transformar o ensino presencial em remoto era gigantesco. Como resultado da visita pude constatar tudo que o município de Nova Veneza oferece aos seus alunos e é uma combinação de estrutura e serviços impressionante.

 Senão vejamos: temos 3 creches; 5 escolas de educação infantil (jardins de infância); 4 escolas de ensino fundamental; 1.600 alunos; 120 professores; 29 auxiliares de ensino; 31 merendeiras e mais diretores, assessores de direção, motoristas e equipe da secretaria. 

Somando tudo temos aproximadamente 220 servidores. A Equipe da Secretaria é composta 1 RH, 2 coordenadoras pedagógicas, 1 nutricionista, 1 psicopedagoga, 1 psicóloga, 1 fonoudiologa, 1 encarregado pelo transporte escolar. São proporcionados aos alunos:  transporte, alimentação, uniforme, atendimento psicológico e encaminhamento para outros problemas de saúde além de uma alimentação atrelada ao Programa de Agricultura Familiar que fornece alimentos direto de nossos agricultores para a mesa dos alunos.

Realmente para uma cidade do porte da nossa é todo um aparato que nos coloca entre os melhores serviços na área em toda a região. Segundo o Secretário: “assumir a Secretaria bem no meio da pandemia foi uma situação muito desafiadora já quem não se tinha ideia do que ainda viria, mas com o esforço de todos conseguimos nos adaptar e superar esta condição e hoje nossas escolas estão funcionando normalmente para minha felicidade e também com a alegria de poder trabalhar com a formação de nossas crianças que serão os futuros cidadãos de Nova Veneza”. Que assim seja!

 Esportividades!

Com a pandemia desacelerando, muitas atividades esportivas ressurgiram e como um dos meus objetivos ao utilizar este espaço é marcar os acontecimentos significativos de nossa comunidade para que fiquem registrados e possam ser relembrados no futuro para quem sabe quando for a nossa vez de passar as tardes jogando dominó e três sete na praça tenhamos aonde buscar as lembranças do passado.  Inclusive com a ajuda do Will do Portal Veneza podemos acessar várias colunas de anos atrás pelo endereço:  www.portalveenza.com.br/tag/hieron-borba-2/.

Então registro que no Campeonato Municipal de Futsal 2021 tivemos quatro decisões para lá de emocionantes com três decisões por penalidades máximas das quatro efetuadas. Na categoria feminina após um primeiro tempo equilibrado a Equipe da “Di Veneza” chegou a uma grande vitória no segundo tempo fazendo 5 x O no Bar sem Lona.

No Masters – 35, Riacho da Ponte e Serra–sul após um empate de 1 X 1 no tempo normal (gols de André Gaúcho para o Serra–Sul e Leandro Mello para o Riacho) decidiram nos pênaltis e o Serra–sul, contando com duas defesas do seu goleiro Joel foi o campeão além de ter no Adilson Locatelli o destaque da competição.

No Quarentão foi a vez do São Bento Baixo largar na frente com três gols e permitir o empate em três a três ao Riacho da Ponte levando a decisão também para as penalidades e desta vez o Riacho venceu tendo também o atleta Daniel Júnior como destaque (não posso deixar de agradecer ao Daniel que me presenteou com o seu troféu e com certeza o mesmo vai ser guardado para sempre com muito carinho…). 

Na decisão da categoria aberta tivemos frente a frente o Organizze e o Oahlacrop e foi uma das mais emocionantes finais já realizadas com o Organizze chegando ao empate em 4 x 4 nos últimos segundos com um gol do goleiro Beto Gava e nas penalidades decisivas o destaque ficou para o Goleiro Marcio que uma grande defesa garantiu o Título para o Oahlacrop que também teve em André Gava o destaque do campeonato. Vale a pena ressaltar o excelente índice técnico e disciplinar de todo o campeonato.

No restante também tivemos a participação do Oahlacrop no Campeonato da Lud onde foi eliminado por Urussanga no mata–mata e está em andamento o Campeonato de Futebol Suíço Municipal.

Quanto ao futebol de campo para termos uma ideia da força desta modalidade neste domingo em que estou digitando a coluna temos três participações das mais importantes e significativas de nossas equipes. Pela manhã acompanhei o jogo decisivo da Segunda divisão da LARM onde o São Bento Alto após boa campanha no certame decidia a vaga para a série A 2022, mas foi derrotado por 3 x 0 pelo Içara e adiou seu sonho de acesso.

Agora estou vendo ao mesmo tempo num jogo “quente” e muito pegado o Metropolitano ir sendo derrotado pelo Turvo por 2 X 1 em Turvo pelo primeiro jogo da decisão da série A -2021 e necessitar agora de uma vitória no jogo da volta no próximo domingo em Nova Veneza e estou acompanhando a decisão do campeonato catarinense profissional – série C com o Caravaggio empatando em zero com o Blumenau em pleno Heriberto Hulse. Só fortes emoções!

Caravaggio – Profissional

Sucesso total, completo e absoluto é o resumo da estreia do Caravaggio na categoria profissional do futebol catarinense. Premiando a ousadia da sua jovem diretoria, a colaboração inestimável dos seus aficionados e o grande trabalho do Leandro Mello como Diretor de Futebol e do Serraninho como Treinador além é claro da grande atuação dentro de campo de seus atletas os azuis da Montanha conquistaram uma sequência impressionante de sete vitórias e estão garantidos na Série B de 2022 ao lado de equipes tradicionais como Internacional de Lajes, Tubarão e sem dúvida o Criciúma. Já estamos todos imaginado o clássico do sul com o Estádio da Montanha completamente lotado para receber o jogaço do Azulão contra o Tigre.   Viva…Viva…!

Boas vibrações

Em meio a tantas situações adversas e tristezas que são o “prato principal” que a mídia de modo geral nos oferece com objetivo de “garantir a audiência” tenho que destacar o bom momento que vive nossa cidade e trazer para todos as “boas vibrações” neovenezianas.  

Senão vejamos, abriram suas portas várias iniciativas comerciais e todas de ótima qualidade que com certeza vão beneficiar e em muito nossa população tais como: Lojas Hering  na Rua dos Imigrantes ao lado da Dumar Calçados; bela loja “A Favorita” voltada ao publico feminino e JS Calçados abertas lado a lado no início da Rua Cesare Tibaldeschi próximas a Rodoviária  e temos na área gastronômica o início das atividades da Doce de Irmãs Cafeteria junto ao Mercado Bistek e o Basisco  que atuava como “delivery” e agora abre seu espaço físico na esquina da Prefeitura. Sucesso para todos!

Em meio a coisas boas também tivemos a justa homenagem de nossa Câmara de Vereadores ao Engenheiro Agrônomo Donato Lucietti por toda uma vida dedicada a auxiliar nossos agricultores em especial aos dedicados a cultura do Arroz.

Donato além de excelente profissional escolheu Nova Veneza para viver e aqui constituiu sua família sendo esposo e pai exemplar (é torcedor do Internacional, mas neste planeta Terra não temos ninguém perfeito, não é mesmo?). Outro destaque comunitário é a chegada do Vanderlei Begnini (vizinho, gremista, apicultor e bochófilo… não é mole não) ao número de cem doações de sangue junto ao HEMOSC, fato memorável e que serve de exemplo para todos nós.

Para encerrar não há como não destacar a beleza de nossa cidade com a inauguração da decoração de Natal que ficou muuuuuito bonita e sugestiva com temas que nos remeteram à nossa infância. Tomara que a Luz do Alto chegue até as nossas almas e nos ilumine através da beleza e colorido de nossas ruas e praças!  Que assim seja!

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Bloqueio de anúncio detectado!

Por favor, para continuar é necessário desativar seu bloqueador de anúncios!