Nova Veneza está prestes a vivenciar a Semana da Língua Italiana em suas escolas municipais. A ação conta com o apoio do vereador e Correspondente Consular da Itália, Aroldo Frigo Junior.
Cumprindo uma Lei Municipal que torna obrigatório o ensino da língua italiana, as instituições de ensino Escola Municipal do Caravaggio, Escola Municipal do Bairro Bortolotto e Escola Municipal Libero Ugioni no São Francisco, receberão palestra que promovem a cultura italiana, a história do país e a valorização da língua italiana.
Frigo, que tem trabalhado para fortalecer os laços entre o Nova Veneza e a Itália, celebrou a conquista como um passo importante para a preservação da identidade dos descendentes italianos na região. “Na Escola Libero Ugioni, a Semana da Língua Italiana é ainda mais relevante devido ao projeto Cittadela, que envolve a cidade irmã de Nova Veneza, Malo, localizada na região do Vêneto, província de Vicenza. O estudo em parceria com a Unesco foi interrompido em 2020 devido à pandemia e está sendo projetado para continuar em 2024. O projeto inclui a troca de alunos entre as cidades, onde um aluno da Libero irá para Malo e um aluno de Malo virá para cá. Durante esse período, as famílias acolhedoras educacionais serão responsáveis por hospedar os alunos e as passagens serão custeadas pelo projeto”, comentou.
No dia 20 de novembro, Nova Veneza receberá os jovens italianos, Luca Cerrutz e Aurelio Poles, acadêmicos intercambistas do programa do Ministério da Relações Exteriores da Itália para verem de perto a realidade do município.
O vereador agradeceu a parceria da secretaria de educação através da secretária Hérica Felisberto, que o acompanhou nas escolas e ressaltou ainda a importância dos gemellagio com as cidades italianas que poderão trazer para as escolas municipais aulas de proteção civil e prevenção em catástrofes e segurança interna.
Essa proposta será encaminhado a Secretaria Municipal da Educação e a Defesa Civil Municipal e Estadual. “A Itália é referência mundial em proteção civil e de capacitação de voluntariado. Toda essa troca será muito benéfica para o município”, afirmou Aroldo.