Um dos fundadores do antigo time 14 de julho, Armando Bortolotto, foi um dos grandes precursores do futebol amador neoveneziano.
Casado com Elnice Maria Bortolotto e pai de cinco filhos, desde sua juventude Seu Armando sempre foi muito ligado as atividades comunitárias na região de São Bento Baixo.
Foi diretor por vários anos da extinta Escola Técnica Agrícola de São Bento Baixo, inclusive devido aos baixos recursos da escola, colaborava voluntariamente com a doação de insumos e empréstimo de equipamentos, juntamente com outros produtores voluntários.
Grande colaborador das festas da comunidade, Bortolotto participou ativamente da construção do salão de festas da igreja e até hoje ajuda na tradicional festa da fogueira que acontece sempre no mês de junho em São Bento Baixo.
No esporte Armando foi fundador do antigo time de futebol 14 de Julho onde foi um dos fundadores, presidente, treinador e massagista do time, inclusive conquistando a taça do primeiro campeonato municipal de futebol de Nova Veneza, que na ocasião havia sido organizado pelo ex-prefeito Serginho Ghislandi.
Anos mais tarde o time foi fundido a outro da mesma localidade o Fluminense de São Bento Baixo, dando origem ao atual São Bento F.C.
Receberam o diploma de Cidadão Veneziano Benevolente 2012 no dia 14/06, na Câmara de Vereadores de Nova Veneza: Armando Bortolotto, Vilmar Vitório Ferro, Vercedino Prá, Dionysia Leandro Nola, Galdino Gava, Leonora Michels De Nez, Catarina Preis, Lucio Milanez (in memoriam) e a Líbero Scarpari.
Willians Biehl / Foto : Antonio Rozeng