Educação

Aluna do Colégio Unesc ganha bolsa de estudos em Cambridge

blank

Beatris orgulhosa do desempenho de Ester, mais um talento do Colégio Unesc (Foto: Daniela Savi)

Ester Schulter Serafim, 15 anos, é estudante do Colégio Unesc. Ela participou de um concurso on-line da Universidade da Cambridge, na Inglaterra, e conquistou uma bolsa de estudos parcial para o programa Immerse Education Female Future Leaders (Mulheres Líderes do Futuro).

A estudante participou gratuitamente do Immerse Essay Competition, uma competição de redações acadêmicas valendo bolsas de estudos para as duas semanas de imersão na instituição, em Londres. A bolsa inclui alimentação, estadia na universidade, 40 horas de sessões acadêmicas com tutores da Oxford University e da Cambridge University, materiais de estudo e aulas cuidadosamente elaboradas. Ao final, Ester vai trazer na bagagem o certificado e uma experiência única.

Isso é resultado de um trabalho feito pelo Colégio Unesc que atua em projetos que incentivam a busca pelo conhecimento. “Sempre incentivamos a aprofundar o interesse pelas linguagens e culturas desde as séries iniciais e que vai ao longo da vivência escolar. Quando esse resultado é alcançado, é motivo de muito orgulho e satisfação, pois valida todo o desenvolvimento de um trabalho feito em todos os segmentos”, enalteceu a diretora do colégio, Giselle dos Passos Vieira.

Redação em inglês

Ester resolveu se inscrever sem muita pretensão e ficou surpresa com a classificação. Para a redação, ela precisou escrever um texto em inglês com a temática “quais três pessoas históricas você escolheria para um jantar”. Ela escolheu abordar as histórias da polonesa Marie Curie, que conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade; de Mileva Maric, que foi a primeira esposa de Albert Einstein; e da escritora inglesa Jane Austen.

A resposta da sua classificação veio por e-mail e, ao abrir, a jovem aluna não conteve a emoção. “Quando recebi o e-mail fiquei muito emocionada. Foi uma comemoração na família e na escola. É a realização de um sonho”, disse, já adiantando que trará muito aprendizado e a certeza que está trilhando o caminho dos seus sonhos, ser historiadora.

Ela acredita que as oportunidades poderão ser maiores fora do país. “Lá, tem mais oportunidades para mim. História é uma ciência, tanto que temos cientistas que são historiadores. Eu amo ler e amo estudar, e a história aqui não é tão valorizada como deveria ser”, sublinhou.

Orgulho para o Colégio Unesc

A professora de Literatura do Ensino Médio, Beatris de Freitas, que foi convidada para ser a mentora de Ester, destacou, com o coração cheio de alegria, que está sendo muito gratificante ver alunos com potencial elevado avançando nos estudos. “Ela nos incentivou a olhar para esse concurso. Fiquei honrada em ser sua mentora, e mais feliz ainda em saber que temos alunos que estão buscando outra forma de aprender, tendo um olhar para os estudos e uma identificação com a nossa grade curricular”, disse.

O resultado obtido, para a professora, faz com que “acreditemos cada vez mais na nossa educação e no nosso trabalho e incentiva as pessoas a saber o que elas querem”.

Entusiasta e apaixonada por literatura, Ester contou que ganhou de seus familiares, aos 3 anos, o livro de Michelangelo, considerado um dos maiores representantes do renascimento italiano. Bem comunicativa, a estudante destacou que, particularmente, gosta de estudar mulheres que, para ela, “foram apagadas da história”.

Como funciona

A Immerse Essay Competition promove uma competição de redação ao redor do mundo para os estudantes conseguirem bolsas para fazer um curso de verão em Cambridge ou Oxford, universidades referências do Reino Unido, na área que o estudante preferir. A redação passa por avaliadores e estes determinam o percentual que a produção merece. No caso de Ester, foram 20%, além das 13 noites de acomodação em uma faculdade central de Cambridge ou Oxford. O embarque para a Inglaterra será em julho de 2022.

Redação Portal Veneza

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.