Alfabetizadores participam de seminário de abertura do PNAIC em Nova Veneza

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Veneza promoveu nesta terça-feira, dia 12, o Seminário de abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento voltado para alfabetizadores contou com a participação de dezenas de profissionais da rede municipal de ensino de Nova Veneza. A pequena Olga Beatriz Souza de Oliveira, de apenas 6 anos, da Escola Municipal Bairro Bortolotto fez uma bela leitura para os educadores.

A coordenadora do PNAIC, Soráia Bortolotto explicou que, o PNAIC incluirá além do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, as turmas do pré-escolar e o Programa Novo Mais Educação (PNME). “O objetivo é compor uma política educacional sistêmica e com perspectiva ampliada de alfabetização, trabalhando com os professores a Alfabetização na Idade Certa, a melhoria da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental e, na Educação Infantil, garantindo as perspectivas e as especificidades do trabalho de leitura e escrita com as crianças, conforme prevê o próprio documento orientador para execução do Pacto”, pontuou.

Segundo a coordenadora, a rede municipal de educação, em conformidade com o Plano Municipal de Educação, está organizada para que a formação proposta se realize junto aos seus educadores, dos quais 13 da educação infantil, 13 do ensino fundamental e 10 do Programa Novo Mais Educação.

“Esse pacto é para unirmos conhecimento, experiências para que realmente a criança se alfabetize o quanto antes. O alfabetizador precisa de acompanhamento, de alguém para dialogar com ele. Alfabetização é muito mais do que dominar um código, saber uma letra, é uma arte. Quando falamos da história a gente precisa olhar para trás e imaginar quantos têm coragem para escrever, interpretar as palavras que estão ali arrumadas. E a gestão de Rogério Frigo e Zé irá dar todo o suporte para que a gente faça a diferença na educação no nosso município e na vida dos nossos alunos”, disse o secretário municipal de educação, Elzio Milanez.

PNAIC

Garantir o direito à alfabetização plena a todas as crianças até os oito anos de idade, esse é o desafio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), compromisso formal assumidos pelos Governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios, para atender à Meta 5 do Plano nacional de Educação (PNE) que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.

Cris Freitas

Alfabetizadores participam de seminário de abertura do PNAIC em Nova Veneza
Alfabetizadores participam de seminário de abertura do PNAIC em Nova Veneza