Ação foi realizada pela Associação Feminina de Assistência Veneziana (Afave) para discutir a importância do trabalho do agente comunitário de saúde no município.
Os agentes comunitários de saúde de Nova Veneza receberam capacitação na última quinta-feira, 18, onde foi discutida a importância do trabalho do agente comunitário de saúde no município. Foram apresentadas funções de cada setor e os responsáveis pela Afave, Secretaria de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro Integrado Veneziano (Cive), onde irá funcionar diversos serviços entre eles o Fórum Municipal – Casa da Cidadania.
“Tivemos a iniciativa de chamar os agentes comunitários para explicar o funcionamento da Afave e da Secretaria de Assistência Social e conhecer a função de cada setor. A assistência garante os direitos dos moradores e os agentes comunitários são as pessoas que estão em maior contato com a população e podem repassar as informações corretas, orientar e detectar problemas”, ressaltou a presidente de honra da Afave, Sidnei Vitória Ghellere Frigo.
Segundo a vice-presidente de honra da Afave, Vera Spilere, é através dos agentes comunitários de saúde que a Afave e Secretaria de Assistência Social poderão ter informações sobre os problemas da população. “É importante que os agentes comunitários tragam os problemas até a Afave e a Secretaria de Assistência Social, queremos ser parceiras dos agentes comunitários, iremos tentar ajudar da melhor forma possível”, salientou.
Foram repassadas as atribuições específicas dos agentes comunitários e dos profissionais da área de saúde e assistência social com o intuito de avaliar os indicadores da Saúde do município, os resultados obtidos e como o trabalhos dos profissionais tem impactado na população de Nova Veneza.
“Considero os agentes comunitários de saúde um dos mais importantes membros da equipe de Estratégia e Saúde da Família, pois são agentes de vigilância, são pessoas que fazem a verificação in loco, estão todos os dias nas residências das famílias, trazem dados, as situações de vulnerabilidade, os problemas de saúde e fazem um mapeamento da situação da saúde do município.
Os agentes comunitários tem o papel de serem agentes de transformação, identificar as vulnerabilidades e trazer para as unidades e através do planejamento estratégico conseguimos impactar em resultados na saúde do usuário e melhorar os indicadores de saúde.
Temos que acabar com o estigma que o agente comunitário é alguém que só coleta assinatura, eles são agentes de transformação e podem fazer a diferença”, destacou a assistente social especialista em Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social, Rosimere Cândido.
Durante o encontro também foi apresentado os serviços do Cive, local onde irá funcionar os serviços como Instituto Geral de Perícia (IGP) , onde será emitida Carteira de Identidade, a Junta Militar para realizar o alistamento militar, documento obrigatório para pessoas do sexo masculino que completarem 18 anos, o Ministério do Trabalho e Emprego onde será realizado o registro de vagas abertas, emissão da carteira de trabalho, seguro desemprego, entre outros serviços, e o Fórum Municipal – Casa da Cidadania.
“Dentro do Cive reabrimos a Casa da Cidadania, onde podemos tratar todos os assuntos que envolvem cidadania. É uma extensão da Vara do Juizado Especial Civil da Comarca de Criciúma, onde temos a sala de instrução e julgamento e a sala de conciliação. A Casa da Cidadania tem o objetivo de conciliar para que não se torne um processo judicial”, ressaltou o vereador Aroldo Frigo Júnior, um dos incentivadores pela reabertura do serviço no município.
Podem ser tratados casos de pensão alimentícia, Código da Criança e do Adolescente, Código Municipal da Lei do Idoso, brigas e discordâncias. O atendimento é realizado estagiários acadêmicos do curso de Direito e as decisões são tomadas pelo juiz leigo, Maurício Costa, responsável pela coordenação do trabalho da Casa da Cidadania de Nova Veneza.
faz tempo. que nao assino o caderno. depois que a lurde saio. nao vi mais a agentes de saude. na minha casa.