Colunistas Nicola Gava

Adeus Nicola

blank

Não poderia deixar de manifestar meus sentimentos ao colega Nicola Gava, o Bi como muitos chamavam. Faz pouco tempo que o Nicola tinha me visitado em São Joaquim, numa de suas passagens por lá e conversamos por muito tempo, um papo agradável, inteligente e carregado de muito conhecimento sobre a cultura italiana, principalmente da nossa querida Nova Veneza.

O Nicola era conhecedor de fatos sobre Nova Veneza que até os mais velhos desconheciam ou não lembravam mais. Adorava conversar com as pessoas de mais idade para poder absorver delas partes da vida, da história, da cultura que envolve a imigração italiana do nosso município e também de outras regiões.

Sabendo que em tal lugar tinha alguém que poderia acrescentar algum conhecimento ao seu enorme acervo, lá estava o Nicola. Conversava, entrevistava, ria, brincava, mas não deixava de registrar nenhum fato que pudesse enriquecer e imortalizar a história da cultura italiana.

Tinha amigos e admiradores espalhados por este mundão de Deus. Se queríamos saber ou se certificar de algum fato histórico recorríamos ao Nicola, pois se ele não soubesse ou não tinha registro dificilmente outra pessoa iria ter.

É uma perda que deixará saudades a todos nós, com certeza. Este maldito vírus não escolhe e nem poupa ninguém, estávamos rezando para a sua recuperação, mas infelizmente o vírus foi mais forte que os esforços médicos e nos levou mais este ser humano que deixará muitas saudades a quem tive o privilégio de conhecê-lo.

Vai em paz Nicola. Você fez sua parte entre nós deixando registros do seu amor pela história da cultura italiana que irá contribuir para não cair no esquecimento pelas futuras gerações.

Deixo aqui também meus sentimentos de pesar aos familiares e que Deus lhes dê conforto e forças necessárias para passar por esta separação previsível, mas nunca desejada.

Fiquem bem e se cuidem.

Maria Margarete Olimpio Ugioni

blank

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.