Acupuntura: a cura pela agulha

É em uma das salas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Veneza, que o terapeuta holístico e acupunturista, Luiz Tadeu, vem fazendo sucesso entre a comunidade neoveneziana utilizando a milenar e tradicional medicina chinesa.

Com mais de 15 anos de experiência na área e a dois atendendo em Nova Veneza, o profissional é formado pela Faculdade de Tecnologia Cieph de Florianópolis, pós-graduado pela Escola de Medicina de Santiago de Compostela na Espanha e Faculdade de Medicina da cidade de Jinan, província de Shandong na China.

Com uma agenda concorrida, Tadeu atende aos associados do sindicato e também a consultas particulares, utilizando eletro-acupuntura e massoterapia chinesa. No município atende principalmente pacientes que sofrem de problemas de pressão e coluna, mas o tratamento não se restringe a estes males, podendo ser utilizado em pacientes que tiveram acidentes vasculares cerebrais (AVC), asma, insônia, depressão, ansiedade entre outros.

“Na medicina tradicional chinesa não há o uso de medicamentos sintéticos, para o tratamento do paciente utilizamos apenas a acupuntura, massagens e chás, estimulando o próprio organismo a produzir as substâncias necessárias para obter a cura.” revelou Tadeu.

O tratamento acupunterápico consiste no diagnóstico e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados de “pontos de acupuntura” ou “acupontos” que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas “meridianos chineses” e “canais”, para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado. Para pacientes com medo de agulha (apesar de ser quase imperceptível a colocação) é possível o tratamento sem o uso dos instrumentos, pois nem só de agulhas vive a acupuntura: a estimulação dos pontos pode ser feita também pelos dedos (acupressão) entre outras técnicas.

De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo. Contudo, a medicina ocidental e moderna, sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. Sendo assim, está muito associada a transtornos orgânicos resultantes de tensões emocionais como o estresse.

O diagnóstico é feito após o questionamento de diferentes aspectos da vida do paciente e a observação de manifestações físicas como a pulsação, a respiração, cor e aspecto da pele e da língua. Assim que o problema é identificado, o paciente pode ter alguns de seus mais de mil pontos de acupuntura estimulados em diversas e frequentes sessões.

No Brasil, a acupuntura é reconhecida como especialidade médica conforme deliberação do Conselho Federal de Medicina, inclusive podendo o SUS oferecer o tratamento.

Para maiores informações sobre o serviço em Nova Veneza você pode ligar no número: (48) 9989-7091.

Willians Biehl