A importância do planejamento financeiro para sua empresa

Um dos setores mais importantes dentro de nossa empresa é o que se refere a finanças. Um bom planejamento financeiro pode definir a sobrevivência da sua empresa dentro do mercado comercial.

E o que pode parecer algo óbvio deixa de ser quando se olha as estatísticas. Mais de 80% das micro e pequenas empresas que são abertas na atualidade fecham por volta de dois anos. E ainda sim, as que sobrevivem ainda demoram em torno de mais um ano até colocar todas as finanças em dia e começarem a dar lucro.

Por este motivo, hoje, apresentaremos a você a importância do planejamento financeiro e o impacto que este tem dentro de qualquer setor que esteja relacionado a vendas.

O planejamento financeiro vem desde o início

O planejamento financeiro da sua empresa deve existir desde os primórdios de criação da mesma. Enquanto desenvolvemos o plano de negócios e estratégias iniciais do negócio em si, precisamos montar, e paralelo, as tabela das finanças, mesmo que seja por alguma estimativa.

Para isto, ao levantar os dados das pesquisas de mercado, marque também o custo de cada equipamento necessário. Além das despesas como água e lux que, apesar de variáveis, da para fazer uma estimativa média levando em consideração o tamanho do local que você irá trabalhar e os materiais que irão consumir destes recursos.

Coloque no papel e, por fim, faça a conta de quanto você irá arcar apenas para realizar a abertura de sua nova empresa.

Com todos os dados levantados, ao iniciar as suas atividades, tenha como foco pagar as contas deste mês e, se possível, uma parte das despesas necessárias para colocar o local em funcionamento.

Lucro não é algo que vêm de imediato e, mesmo que sua estreia seja a mais positiva possível, que é uma realidade para Startups, permaneça com o foco de pagar tudo antes de fazer mais dívidas ou usufruir do lucro.

Uma empresa não é capaz de se manter se sempre estiver no vermelho. Portanto, no começo, ao invés do seus luxos, a prioridade deve ser a empresa.

Um aviso pertinente

Em hipótese alguma misture as contas da empresa com a suas pessoais.

Outra informação que parece óbvia, mas está longe de ser. Muitas pessoas misturam as próprias contas com a conta da empresa e acabam por diversas vezes retirando dinheiro do caixa da mesma para pagar extravagâncias pessoas.

O quê acaba gerando falta do dinheiro em caixa, que mais tarde, o dono em questão deverá repor por algum motivo qualquer.

E nessa mistura, acabar por se ver endividado até o pescoço.

Se você mexe no caixa da empresa por qualquer questão que seja, você está alterando o patrimônio da mesma. A empresa pode até ser sua, mas ela é um bem que tem responsabilidades sociais maiores do que você.

Saber diferenciar e entender que o dinheiro dela não significa o seu dinheiro é uma obrigação de todo patrão. Se a mesma não rende lucros, então sua ruína e fechamento serão certeiros.

Montando um planejamento financeiro

Para realizar um planejamento financeiro de forma eficaz, temos aqui algumas dicas para lhe auxiliar nesta tarefa tão importante. Cada uma delas será essencial para levar o seu negócio ao topo do mercado, ou para tirá-lo do fundo do poço.

1° Dica – Olhar sistêmico

Procure ver a sua empresa como um grande todo, e cada setor dela um detalhe diferente. Assim você será capaz de avaliar a condição em que seu negócio passa neste exato momento.

Uma vez que você foi capaz de identificar todos os detalhes, está na hora de ampliá-los. Procure entender cada passo da melhor maneira possível. Faça uma visita ao setor, e pergunte a sua equipe como eles estão realizando o processo e se estão tendo dificuldades com o mesmo.

O operacional revela, e muito, campos onde é possível ter uma melhora.

Dica 2 – Metas e Objetivos

Uma vez avaliado cada ponto do seu negócio, trace objetivos plausíveis para se alcançar.

Uma estrutura interessante é definir metas que sejam de curto, médio e longo prazo, interligando umas as outras. Assim, você será capaz de manter um foco mais acentuado em relação aos passos para se chegar ao sucesso.

As metas e objetivos devem ser traçados com a finalidade de melhorar um processo dentro da empresa e através deste obter um melhor impacto nas vendas.

Mesmo que seu negócio já esteja bem estabelecido, procure sempre por melhorias. Nada é tão bom que não possa ficar melhor.

3° dica – Controle o fluxo de caixa

Esteja sempre em contato com o setor financeiro da empresa. Entenda o que está entrando e saindo e de que forma essas operações estão sendo feitas, trazendo um controle melhor do fluxo de caixa da empresa.

Se existir clientes em atraso, procure fazer um levantamento destes dados isolados. Avalie o uso da sua matéria-prima, das despesas do local e dos funcionários, de gastos extras que você pode ter ou não.

Cada dado aqui será importante para que você possa reestruturar o planejamento financeiro de maneira efetiva.

4° dica – Documentação

Procure inserir na sua rotina semanal relatórios de avaliação do estado de suas finanças

Ao final do mês, compare cada um destes, para que você possa observar os pontos de correção dentro do seu modelo de negócio. A cada três meses, junto ao setor de finanças, monte gráficos e avalie a situação para saber se está, ou não, tendo um crescimento em seu negócio.

Junte este gráfico com pesquisas de mercado. Procure saber se teve alguma mudança impactante no setor e se é viável aderir a esta neste exato momento. Se for, mas você não possui os recursos necessários para isto, procure por opções que viabilizem esta mudança.

5° dica – Sua equipe é tão importante quanto você

De nada adianta apenas cobrar e não estar engajado com as pessoas a sua volta.

Estar inserido dentro da sua equipe não é apenas passar tarefas ou comandá-los. Você é o líder, e eles se espelham e você para prosseguir. A sua equipe estará preparada para fazer o que for pela empresa se a mesma estiver disposta a isso por eles.

Até porque, sem eles, o que seria do seu negócio? Valorizar o material humano trará resultados grandiosos.

Um passo em direção ao sucesso

Planejamento financeiro é uma etapa necessária para se garantir a evolução e sobrevivência do seu negócio dentro do mercado comercial.

Mas, apesar de todos os esforços, por algumas vezes, podemos nos encontrar em situações apertadas. Para estas situações, a CashMe está sempre disposta a te ajudar, oferecendo os melhores preços e taxas do mercado de empréstimo para empresa.