Qual o sal de cozinha mais saudável?

SAL DE COZINHA – O tradicional SAL FINO é utilizado em todas as preparações. É muito refinado e, por isso, perde seus principais minerais e é suplementado com iodo.

Entretanto, temos os sais da moda, dentre eles os mais conhecidos: o sal rosa do Himalaia e o sal de parrilla e flor do sal, entre outros.

Estes sais são mais saborosos não somente por sua  origem e nutrientes (sais minerais),  mas também pela sua granulometria média, em relação ao fino e grosso, causando uma “explosão” de sabor dentro da boca, quando utilizados em alimentos secos ou apenas úmidos, como os bifes, na hora do consumo. Outras aplicações: batatas fritas, assados, saladas, etc.

Nenhum sal faz bem à saúde. Apesar disso, não podemos dispensá-lo totalmente. Entretanto, além de consumi-lo com cautela, podemos escolher o sal com menor quantidade de sódio, o principal causador da hipertensão.

O SAL GROSSO, comumente utilizado em churrascos, não é refinado e, portanto, rico em minerais.

O sal de PARRILLA é tradicional na Argentina e utilizado principalmente em seus grelhados, que dão nome ao sal. Também é conhecido como sal entrefino e possui granulometria menor que o sal grosso. Portanto, ele preenche melhor as irregularidades da carne e salga de maneira uniforme e gradual.

Qual o sal de cozinha mais saudável?

O SAL MARINHO é o sal grosso triturado e, também, não refinado.

O sal com menos sódio por miligrama é o LIGHT, com uma redução de aproximadamente 50% de sódio, que é substituído pelo cloreto de potássio, na mesma proporção. É mais suave e um pouco menos saboroso.

ATENÇÃO – É um erro pensar que o sal light pode ser usado em dobro.

FLOR DE SAL – Forma-se na superfície do mar, numa fina camada e necessita de alguns fatores para ocorrer, como temperatura e velocidade do vento. Assim, torna-se mais caro. Vem diretamente da natureza para nossa mesa. É rico em minerais, facilita a digestão e é mais suave.

SAL ROSA DO HIMALAIA – Apesar de apresentar grande quantidade de sódio, possui mais de 80 nutrientes e minerais essenciais ao nosso organismo, como o ferro e o manganês, que nos mantém mais saudáveis e equilibrados.

Qual o sal de cozinha mais saudável?

SAL KOSHER – É um sal que não tem nada de especial em relação ao sal marinho, a não ser pela sua granulação. Trata-se de uma “moda” copiada dos chefs norte-americanos. O termo kosher refere-se às regras alimentares dos judeus.

Concluindo, todos os sais possuem alguns tipos específicos de nutrientes e minerais, mas o teor de sódio é o mesmo, com variações insignificantes, exceto o sal light. A propósito, o teor médio de sódio por 1g de sal é de 400mg, exceto o do light, que é de 200mg. CONFIRA A TABELAS NUTRICIONAIS INFORMADAS NAS EMBALAGENS.

Lembrando sempre que as autoridades ligadas à saúde da população recomendam o consumo máximo de 5g de sal por dia.

ATITUDES SAUDÁVEIS

  • Retire o saleiro da mesa;
  • Controle o consumo das crianças;
  • Não coloque sal nos alimentos sem antes experimentar;
  • Reduza gradualmente o consumo de sal. Você acostuma e vai sentir-se melhor;

Qual o sal de cozinha mais saudável?

Evite consumir produtos industrializados, especialmente chips, que também contém gordura vegetal hidrogenada, e embutidos em geral, que são adicionados de outro grande vilão: o glutamato monossódico (Ajinomoto);

Sopas e caldos industrializados, aí incluído o famoso “miojo”, são outros grandes vilões.

AJINOMOTO E GORDURA VEGETAL HIDROGENADA

Na próxima coluna, abordarei esses assuntos.

chefcezarmartins@portalveneza.com.br