Alguns cuidados básicos ajudam a conservar seu carro sempre novo.
Ele acompanha você diariamente, o leva e traz de seus compromissos e lhe proporciona todo o conforto nas viagens. Mas será que você anda cuidando bem do seu carro?
São ações simples que vão desde a limpeza automotiva até os cuidados com o freio. Lavar aos finais de semana e deixar o carro encerado podem ajudar na limpeza e higiene do veículo, mas não melhoram e não conservam o bom funcionamento dele.
Cuidados com o motor, injeção eletrônica e pneus podem ajudar a aumentar em 50% a vida útil do veículo. Também é muito importante seguir as instruções do fabricante. Embora o manual tenha muitas instruções óbvias, tais como abrir uma porta ou dar partida no veículo, sempre vale a pena conferir as instruções de calibragem, de óleo, entre outras importantes.
Passo a passo da conservação
- Tenha uma agenda ou um arquivo eletrônico com os serviços efetuados com data, quilometragem e a previsão da próxima manutenção.
- Calibrar o pneu semanalmente auxilia a manter a durabilidade dele e a economizar combustível. Geralmente na tampa do combustível vem especificada a calibragem adequada para o veículo; se não encontrá-la, vale consultar o manual do proprietário. Lembre-se de que o estepe deve ser calibrado com três libras a mais que os demais.
- Troque o óleo e o filtro de óleo por quilômetros rodados ou a cada seis meses. Fique atento, pois, independentemente do ano ou modelo, você deve colocar o tipo de óleo indicado pelo fabricante. O uso de óleo não recomendado ao longo dos anos causa diminuição do tempo de vida útil do motor.
- Faça a manutenção na www.lojapecasauto.pt (bicos injetores, velas, filtros) entre 20 mil e 30 mil km rodados.
- Verifique sistema de arrefecimento, mangueiras, água e aditivo do radiador a cada 30 mil km rodados, lembrando que o uso de aditivo na água do radiador é extremamente importante para garantir a refrigeração do motor. A água somente não é tão efetiva quanto o aditivo.
- Uma dica importante para garantir a vida útil de dois anos da bateria é sempre dar partida com o pé na embreagem, mesmo em ponto morto. Ao fazer isso, o motor vai ficar menos sobrecarregado e assim você economiza tanto o motor de arranque quanto a bateria.
- Nunca dirija com o pé na embreagem e, ao parar no farol, nunca segure o carro na embreagem e no freio. Sempre puxe o freio de mão: isto não é sinal de inexperiência, mas, sim, de inteligência.
- Cuide dos freios, afinal, eles não são só pastilha, são um sistema bem mais complexo. Ande em velocidade reduzida, não acelere demais nem pare de uma vez e também não desça em ponto morto.
- E, por último, faça revisões regulares com seu mecânico de confiança a cada seis meses ou 10 mil km.
Mitos e verdades
Ligar o carro e não deixar o motor aquecer prejudica o veículo?
Essa técnica serve apenas para carros antigos e modelos carburados bem como carros novos com injeção eletrônica não requerem esse tipo de cuidado.
Descer ladeira em ponto morto economiza combustível?
Esta teoria não é verdadeira. Os carros com injeção eletrônica já são projetados para liberar a quantidade de combustível necessária, ou seja, quando o condutor acelera, existe um sensor que irá enviar a quantidade de combustível de que o veículo precisa e, automaticamente, vai cortar esse combustível, quando o condutor parar de acelerar.
Fazer o rodízio das rodas ajuda o pneu a durar mais?
Sim! O rodízio das rodas pelo menos a cada cinco mil quilômetros ajuda a garantir a vida útil do pneu. Geralmente o desgaste dianteiro é sempre maior. Fazendo o rodízio, você garante o desgaste por igual e prolonga a vida útil do pneu.