Policial Militar de Nova Veneza recebe medalha “Mérito da Cruz de Bravura”

Sargento Lima Vieira ganhou condecoração por ato de coragem no município.

Como forma de reconhecimento por um ato excepcional de coragem e desprendimento, quando arriscou sua vida no cumprimento do dever, o policial militar morador de Nova Veneza, sargento Lima Vieira, recebeu a medalha “Mérito da Cruz de Bravura”. A entrega ocorreu nesta quarta-feira, 2, durante uma solenidade da corporação em Florianópolis.

O ato foi realizado porque, no fim de abril, a comissão do Conselho de Mérito da Polícia Militar resolveu deliberar sobre a concessão da medalha a todos os policiais promovidos por ato de bravura, retroativamente. Desta forma, o sargento Lima Vieira, que desempenha suas funções atualmente em Forquilhinha, recebeu a condecoração por um salvamento realizado em 2014, quando trabalhava em Nova Veneza.

A ocorrência em questão foi registrada em março daquele ano, quando no Bairro Rio Cedro Alto, policiais atravessaram um rio durante uma enxurrada, com o auxílio de um cabo de aço, para prestar socorro a um homem que passava mal do outro lado do rio. “No momento da ocorrência não temos noção do risco que passamos. A nossa maior vontade era de ajudar e felizmente conseguimos. Todo esse esforço foi recompensado com o reconhecimento dos familiares e também da própria Polícia Militar”, ressalta o sargento.

Para o capitão Giovani Constanza, que é comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar, que por sua vez incluiu as cidades de Forquilhinha e Nova Veneza, é imensa a satisfação e honra em ver se materializar uma ação dessa envergadura, que se sobressai às rotineiras. “O sargento Lima Vieira é merecedor, porque desde soldado, como o próprio ato de bravura insculpe, até hoje, como sargento, demonstra compromisso, caráter e profissionalismo, o que realmente o conduziu e ainda conduz a um reflexo na sociedade, cumprindo sua missão”, completa.

Na solenidade também foram homenageados outros nove policiais mortos em serviço nos últimos cinco anos. De Criciúma, acompanharam o ato o comandante da 6ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Cosme Manique Barreto, e o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Criciúma, tenente-coronel Evandro de Andrade Fraga.

Foto da capa: O sargento Lima Vieira (à direita), com o comandante do 9º BPM de Criciúma, tenente-coronel Evandro Fraga (à esquerda).

O sargento Lima Vieira (à direita), com o comandante da 6º RPM, coronel Cosme Manique Barreto (à esquerda).
O sargento Lima Vieira (à direita), com o comandante da 6º RPM, coronel Cosme Manique Barreto (à esquerda).

13

Francine Ferreira