O vice-prefeito de Nova Veneza, Edesio Spillere, participou nesta sexta-feira, 21, na Itália de uma cerimônia em homenagem a Benedetto Fiori, ex-presidente do Parque Nacional das Dolomitas Bellunesas e uma das principais figuras responsáveis pelo fortalecimento das relações culturais entre Nova Veneza e a região do Vêneto. Edesio está de férias no país acompanhado da esposa, Tânia Amboni Spilere.
A homenagem foi realizada em Pian de le Stele, na localidade de Cajada, onde um percurso florestal do Parque Nacional das Dolomitas Bellunesas passou a levar o nome de Benedetto Fiori. A cerimônia reuniu familiares, amigos e autoridades italianas, mesmo sob forte chuva.
Entre os participantes estavam o ex-ministro italiano Giulio Tremonti, o senador Luca De Carlo, além de representantes de municípios da província de Belluno e integrantes ligados à administração do parque.
Benedetto Fiori presidiu o Parque Nacional das Dolomitas Bellunesas até julho de 2015. Também foi professor, maestro, diretor do Coro Cadore e prefeito de Calalzo di Cadore. Sua trajetória esteve ligada à administração pública, à cultura, à música e à preservação do território da região de Belluno.
“Participar desta homenagem foi também recordar tudo o que Benedetto Fiori representou para Nova Veneza. Ele foi uma pessoa que ajudou a aproximar nossa cidade da Itália e teve participação direta em iniciativas que hoje fazem parte da identidade cultural e turística do município, como a chegada da gôndola. Estar aqui, em um local ao qual ele dedicou parte importante de sua vida, é uma forma de reconhecer essa amizade e o legado que deixou também para os neovenezianos.” afirmou Edesio.
Fiori manteve durante aproximadamente duas décadas uma relação próxima com Nova Veneza e participou de projetos de intercâmbio cultural e turístico entre o município catarinense e a Itália.
Uma das iniciativas mais conhecidas foi a articulação que resultou na vinda da gôndola veneziana instalada na praça Humberto Bortoluzzi.
Ele também participou de projetos relacionados à imigração bellunesa no Brasil, especialmente em Nova Veneza, e de iniciativas voltadas ao desenvolvimento cultural e econômico.
Em reconhecimento à relação construída com o município, Benedetto Fiori recebeu, em 2010, o título de Cidadão Honorário de Nova Veneza. Ele também chegou a atuar como representante honorário do município na região do Vêneto para assuntos relacionados ao intercâmbio cultural. Fiori morreu em julho de 2021, aos 75 anos.
Parque tem importância internacional
O Parque Nacional das Dolomitas Bellunesas está localizado na província de Belluno, no Vêneto, e protege mais de 31 mil hectares de áreas naturais. Criado em 1990, reúne florestas, vales, pastagens de altitude, paredões rochosos, cursos d’água e ambientes que abrigam espécies como cervos, camurças, corços, lobos e aves de rapina.

A região integra as Dolomitas, incluídas pela Unesco na Lista do Patrimônio Mundial em 2009. O reconhecimento considera tanto a beleza das formações montanhosas quanto a importância geológica do território, considerado uma referência internacional para o estudo da formação das montanhas e da história geológica do planeta.
Além da conservação ambiental, as Dolomitas estão entre os principais destinos de turismo de natureza e montanha da Europa. O parque possui mais de 200 quilômetros de trilhas sinalizadas e opções de trekking, ciclismo, escalada e vias ferratas. Um estudo publicado pelo Banco da Itália em 2026 apontou crescimento da demanda turística nos municípios das Dolomitas após o reconhecimento da região pela Unesco.










