Frente fria provoca transtornos com chuva persistente em Nova Veneza

Instabilidade perde força neste segunda-feira e tempo fica firme a partir de terça, 20

A passagem de uma frente fria por Santa Catarina mantém o tempo instável em diversas regiões do estado. Em Nova Veneza, a chuva começou com maior intensidade no domingo, 18, e segue nesta segunda-feira, 19, com períodos de maior e menor intensidade.

Os dados atualizados das três estações do Cemaden em Nova Veneza, às 10h21 desta segunda-feira, 19, indicam acumulados elevados. No Centro, foram registrados 96,2 mm nas últimas 24 horas e 101,8 mm em 48 horas. Em Caravaggio, o acumulado chega a 85,4 mm em 24 horas e 93,8 mm em 48 horas. Já no Jardim Florença, os volumes são ainda mais expressivos, com 75,2 mm em 24 horas e 129,2 mm em 48 horas, o maior entre os pontos monitorados. No momento da atualização, a chuva variava de fraca a moderada nas três estações.

No bairro Jardim Florença, foi registrada a queda de um galho de árvore sobre uma residência, causando danos no telhado. A Secretaria de Assistência Social foi acionada para prestar apoio à família. Apesar do incidente, os moradores não precisaram deixar o imóvel.

A prefeita de Nova Veneza, Ângela Ghislandi, informou que as equipes do município estão mobilizadas desde domingo, atuando na desobstrução de vias e retirada de galhos caídos, além do monitoramento de pontos críticos, especialmente no interior, onde há registro de água passando por cima de algumas pontes.

Frente fria provoca transtornos com chuva persistente em Nova Veneza

Segundo a prefeita, a administração mantém contato constante com a Defesa Civil e a avaliação é de que esta segunda-feira concentre o período mais crítico do evento, com expectativa de diminuição da chuva no final do dia. Em alguns locais, os trabalhos dependem da baixa do nível dos rios para serem iniciados ou ampliados.

A prefeita também destacou que ações de drenagem e desobstrução de bocas de lobo já estavam previstas e seguem sendo executadas, inclusive com a abertura de novos pontos onde a estrutura existente não permite o escoamento adequado da água. As secretarias de Planejamento, Obras e a Defesa Civil atuam de forma integrada para reduzir os impactos das chuvas de verão. Ela ainda afirmou que um dos pontos que já minimizou foi no bairro Baixada, no Caravaggio, onde foi feita a pavimentação, na rua Tereza Binati, local de alagamento frequente e com a drenagem prevista e com a pavimentação já não ocorreram mais problemas.

Ângela ressaltou ainda que o volume registrado neste fim de semana gerou o maior número de contatos da população por conta de alagamentos, inclusive em locais que não haviam apresentado problemas em eventos anteriores. As equipes seguem em alerta, com vistorias realizadas durante a noite de domingo e na manhã desta segunda-feira, acompanhando a redução do nível da água para dar sequência aos serviços necessários.

Em caso de emergência o número da Defesa Civil do município é (48) 3471-1767 (WhatsApp)

Tempo nos próximos dias

Nesta segunda-feira, 19, o sistema avança para o oceano e dá lugar à circulação de ar frio e úmido, mantendo o tempo fechado, com possibilidade de chuva fraca a moderada e rajadas de vento associadas ao vento sul.

Na terça-feira, 20, a tendência é de diminuição significativa da instabilidade, com predomínio de tempo mais firme. Ainda pode ocorrer chuva fraca e isolada no litoral por influência da circulação marítima, mas sem volumes expressivos.

A quarta-feira, 21, deve ter tempo estável em todas as regiões, com sol entre poucas nuvens e ausência de chuva significativa. As temperaturas entram em gradual elevação ao longo do dia.

Na quinta-feira, 22, o cenário permanece semelhante, com tempo firme, poucas nuvens e elevação das temperaturas, sem indicativo de novos sistemas meteorológicos que tragam instabilidade para o estado.

A administração municipal de Nova Veneza segue monitorando as condições climáticas e orienta a população a acompanhar os avisos oficiais em caso de alteração no cenário meteorológico.

Monitoramento da chuva em Nova Veneza