Novo rompimento de adutora volta a afetar o abastecimento de água em Nova Veneza

Incidente foi resolvido nesta quinta-feira, 17. Reabastecimento total será gradual durante à noite

Um novo rompimento na única adutora de água que abastece a área central de Nova Veneza e bairros vizinhos, voltou a causar transtornos para os moradores e comerciantes nesta quinta-feira, 17.

O incidente ocorreu na rodovia Lírio Rosso, no mesmo trecho onde diversas falhas semelhantes já comprometeram o fornecimento de água na cidade.

Segundo a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), a tubulação danificada afetou diretamente o abastecimento em diversos bairros do município, entre eles: Centro, Bortoluzzi, Bortolotto, Brasília, São José, Nossa Senhora de Lourdes, Picadão, Guarapari e São José, além dos bairros Cristo Crucificado, Santo Antônio e São Pedro em Siderópolis.

A equipe local da Casan atuou rapidamente no conserto emergencial, finalizado o trabalho no início da tarde. A previsão é de que o fornecimento seja retomado de forma gradual ao longo desta quinta-feira e madrugada da sexta-feira, 18.

Enquanto o sistema é restabelecido, a companhia orienta os moradores a utilizarem a água disponível com economia e cautela, a fim de evitar maiores transtornos.

A repetição do rompimento mostra a fragilidade do atual sistema e a falta de investimento necessário em uma adutora alternativa para solucionar de uma vez por todas o problema. 

Enquanto os transtornos se repetem, o novo reservatório de 1,5 milhão de litros, construído com investimento de R$ 1,8 milhão, segue em fase de testes e ainda não foi interligado à adutora que conduz a água da estação de tratamento em Criciúma, tampouco ao sistema que abastece a área central de Nova Veneza. Havia a previsão de que esta semana a interligação fosse realizada; porém, o trabalho foi adiado para a próxima semana.

Para dúvidas ou mais informações, os consumidores podem entrar em contato pelo telefone 0800 643 0195 ou acessar o site da Casan: www.casan.com.br.