
Entre os dias 20 e 27 de abril, a comunidade católica de Nova Veneza se mobiliza para celebrar a Festa em Honra a São Marcos, padroeiro da Paróquia São Marcos. O evento, que envolve as 16 comunidades da paróquia, é um dos mais tradicionais do município e une espiritualidade, gastronomia típica e solidariedade.
A celebração tem início no dia 20 de abril com a Semana de Avivamento, que traz uma programação especial de missas temáticas todas as noites, sempre às 19h30 (com exceção do domingo de abertura, às 19h, e sábado, às 18h). Cada celebração será presidida por padres convidados e direcionada a um público específico, como crianças, jovens, idosos, casais e agricultores.
Paralelamente às missas, a Tenda de São Marcos oferecerá, diariamente, pratos típicos preparados por diferentes comunidades da paróquia. Pastel, minestra, risoto, cachorro-quente, espeto e pizza são algumas das delícias que os fiéis poderão saborear ao longo da semana.
Almoço festivo e venda de kits
O ponto alto da programação será no domingo, 27 de abril, com a Festa em Honra ao padroeiro São Marcos, a partir das 10h, e o tradicional almoço festivo.
Este ano, os participantes poderão adquirir kits churrasco antecipadamente, com quatro opções de carnes: suíno, frango, ponta de peito e acém, cada um ao valor de R$ 130,00. Os kits acompanham aipim, macarrão, maionese e saladas, sendo uma excelente oportunidade para celebrar em família, mesmo para quem optar por levar para casa.
Segundo a coordenadora do CPC (Conselho Pastoral Comunitário), Brígida Brunel Scarpari, a festa é resultado do esforço coletivo de toda a paróquia. “Essa celebração tem um valor muito especial porque é feita por todas as 16 comunidades, que se envolvem na organização com muito carinho e fé. É uma festa paroquial que reforça a nossa devoção e a alegria de estarmos juntos”, destaca.
O pároco, Padre Gilson Pereira, também convida a população para viver esse momento de espiritualidade e confraternização. “É tempo de fortalecer a fé, reencontrar amigos e celebrar a vida com gratidão, sob a proteção de São Marcos”.
