Coopera: equipamentos são testados visando a segurança dos colaboradores

Na Cooperativa Pioneira de Eletrificação (Coopera) pelo menos a cada seis meses, os equipamentos de Proteção Individual e Coletivo – EPI e EPC, são rigorosamente monitorados por meio de ensaios elétricos. Na última semana, técnicos da empresa Inovarum, especialista na área, realizaram o serviço de monitoramento de 469 itens utilizados pelos profissionais no dia a dia da cooperativa.

O Laboratório móvel, montado em um Furgão, é equipado com testador de alta tensão, composto de módulo de controle e módulo de alta tensão e preparado para realizar ensaios elétricos de tensão aplicada nos mais diversos equipamentos elétricos, entre eles, EPI, EPC, ferramentas isolantes. Foram testados os equipamento flexíveis, como: cabos, coberturas, mantas, mangas, lençol e luvas isolantes e, também, os rígidos, como:  capacetes, aterramento de baixa e alta tensão,  bastão pega tudo e universal, catraca, coberturas, detector de tensão, fasímetro, tesourão e varas de manobra.  

O monitoramento, segundo o técnico em Segurança do Trabalho , Alcindo L. Michels, tem como objetivo a segurança dos trabalhadores que interagem com circuitos elétricos energizados. “A segurança dos colaboradores  deve ser garantida com o uso de equipamentos de proteção coletiva e individual e ferramentas com isolação adequada a classe de tensão de trabalho”, explica.

O monitoramento periódico é estabelecido pela  Norma Regulamentadora NR10, do Ministério do Trabalho, que descreve as relações implícitas na interação de profissionais com o sistema elétrico. “Cada equipamento aprovado nos testes recebe uma etiqueta de rastreamento com número exclusivo para identificação dos ensaios realizado, bem como para controles futuros”, lembra.

Por Débora Cândido Garcia

Coopera: equipamentos são testados visando a segurança dos colaboradores