Pórtico de Caravaggio será o mais novo cartão-postal de Nova Veneza

Nova Veneza ganha mais um cartão-postal, a obra do pórtico de entrada no Distrito de Caravaggio que está em fase de conclusão, faltando apenas a parte de ajardinamento. 

Em seu projeto estrutural, a edificação foi construída com um dos lados por um grande pilar em pedra basalto, simbolizando o “Morro da Miséria” e o solo pedregoso que aqui os imigrantes encontraram em 1891. Se ergue imponente com 9 metros de altura. O projeto arquitetônico é José Luiz Ronconi e Rita Ronconi.

De acordo com um dos arquitetos, José Luiz Ronconi no projeto a cavidade no centro deixa transpassar a luz, simbolizando que mesmo a pedra, tem alma e transparência e permite a intervenção humana.

“Na outra extremidade o elemento pedra, se transforma e se ergue como elemento aço, simbolizando a transformação por que passou o Caravaggio ao longo da história. A guinada do distrito, para as várias indústrias, trazendo nova base de trabalho e desenvolvimento.

Sobre o pilar em aço, o elemento horizontal que nasce da pedra e simboliza a união entre as pessoas, a harmonia da comunidade de Caravaggio nas suas conquistas. O elemento vertical une homem e Deus, a terra e o céu. Com o elemento horizontal forma a cruz. Ao contrário do vertical, o elemento horizontal é leve, transparente, vazado, permite o transpasse dos ventos dos novos tempos. Os vazados em forma de cruz, reproduzem a planta do Santuário de Caravaggio”.

O vice-prefeito Sérgio Alberto Spilere ressalta a importância desta obra imponente para o Distrito de Caravaggio. “O pórtico embelezou a entrada de nossa cidade e com isso, eleva ainda mais a autoestima das pessoas que moram aqui. Quem chega na cidade se depara com um belo pórtico”.

“Nós queremos estimular a identificação do povo neoveneziano, especialmente quem mora no Distrito de Caravaggio, com a paisagem da cidade. Os pórticos, além de valorizarem a aparência para quem mora em Nova Veneza, refletem um atrativo a mais para quem visita nosso município”, revelou o prefeito Rogério Frigo.

O investimento na obra é de R$ 227.663.05 com recursos provenientes do Ministério do Turismo.

Saiba mais:

Da base do novo pilar nasce o arco em direção ao pilar em pedra simbolizando o retorno ao passado. O elo histórico. O trabalho e perseverança dos antepassados. O arco tem articulações que fazem com que esta união não seja rígida, mas que tenha adequação aos movimentos e mudanças. Um olhar no passado, sem perder uma leitura clara e lúcida do futuro.

O arco é balaustrado simbolizando o trabalho do artesão; a arquitetura dos imigrantes; o domínio das técnicas construtivas. A arte, os valores, as heranças culturais.

A pedra é o basalto, típica da região e das primeiras edificações. O aço é o Corten, um tipo de aço que exposto ao tempo, cria uma camada de ferrugem, que se tornar um protetivo natural e impede a continuidade da corrosão. Como as marcas que o tempo lhe imprimirá. Pintado em dourado, alia beleza a todo seu significado. Nas duas faces em aço está um texto escrito em dialeto besgamasco e português, homenageando todos os imigrantes italianos que fundaram o distrito e que trouxeram a devoção que dá nome a Caravaggio. O texto traduz um pouco da história e transformação da comunidade.

O pórtico de entrada não tem exclusivamente a função de promoção da cidade. Simboliza o acesso, demarca a entrada. Tem significância para as pessoas que nela moram e para quem a visita. É o orgulho de quem parte e de quem retorna para casa. Ao transpor este portal nos sentimos de volta ao lar.

Cris Freitas

Pórtico de Caravaggio será o mais novo cartão-postal de Nova Veneza